O processo de gestão democrática da rede municipal de ensino em Petrolina caminha para se tornar mais uma polêmica na Casa Plínio Amorim. Oposição e situação não se entenderam na sessão ordinária desta segunda-feira (07), que deveria colocar o projeto de lei de autoria do prefeito Júlio Lóssio sobre o edital das eleições dos novos gestores escolares, via voto direto.
Segundo a vereadora da bancada oposicionista, Cristina Costa (PT), os gestores escolares fazem uma reivindicação que vai de encontro ao projeto de lei do Executivo que tramita na Casa.
Cristina, que teve acesso somente hoje a um abaixo assinado dos gestores datado em 12 de agosto desse ano, justifica que a reivindicação dos mesmos é no sentido de que sejam reconduzidos ao cargo juntamente com suas equipes de trabalho – bem diferente do que diz o projeto do prefeito.
“Pelo que pude observar, a Comissão de Educação (da Câmara), através do relator Dr.Pérsio, disse que há alguns equívocos (no projeto) que os gestores não concordam. Mas para o abaixo assinado está claro. Os gestores não estão questionando o projeto de lei, e sim que querem continuar o mandato deles”, argumentou a vereadora. Ela reforçou sua tese acrescentando que vários educadores a procuraram por achar que a reivindicação deles era a mesma do projeto, “e não é verdade”, completou.
A vereadora ressaltou ainda “estar curiosa” em saber quais os equívocos alegados pelo líder do prefeito, Dr.Pérsio, que pretende convocar a secretária municipal de educação, Célia Regina, para passar o assunto a limpo na Câmara. Cristina acrescenta que debateu o projeto com o Conselho Municipal de Educação e tem até atas registradas da reunião, mas o abaixo assinado dos gestores só chegou a suas mãos hoje através do vereador Alvorlande Cruz (PTC). Nem ele, nem o líder do prefeito souberam informar a ela por quem o abaixo assinado foi entregue. “Não podemos aqui referendar um documento que não sabemos a origem”, criticou. A vereadora disse que irá procurar a secretária Célia Regina sobre o assunto, já que mesma integra o Conselho de Educação.




Isso mostra a falta de compet~encia da masma, pois é favorável a noeação de pessoa em troca do apoio(voto) e isso tem que acabar..tem que fazer edital pra concorrencia publica, as escolas estão sendo alvo de quadrilhas de diretores que desviam recurssos que vem da educação e deixa as escolas em mal estado, isso tem que acabar com urgencia…. sim concurso público já pra diretores escolares…..
agora dr. carlos brito ñ retire está materia ñ por favor o povo precisa opinar tambem, quero saber se vc vai dizer que isso é denegrir a imagewm moral ou físsica de qual qer um….
SERÁ QUE EXISTE ALGUM MOTIVO PARA NÃO ELEIÇÃO DE GESTORES? O QUE EXISTE PARA POR BAIXO DESSE ABAIXO ASSINADO? SERÁ A MANIPULAÇÃO DE SITUAÇÕES? DESVIO DE ALGUMA COISA QUE É CONIVENTE COM OS MESMOS? E SE ELES SÃO TÃO BONS PARA QUEREM PERMANECER NO CARGO POR QUE NÃO SE SUBMETEM A ELEIÇÃO?
Assim como pode haver algum desvio de verba por parte de alguns gestores,pode haver também gestões excelentes que estão dando certo. Infelizmente o povo gosta tanto de criticar que não pensa que há ainda muita gente honesta. Sou mãe de um aluno de uma escola da Rede P.Municipal e lá a diretora é excelente, a escola? Vai muito bem e com muitas benfeitorias.
Na verdade o abaixo assinado foi feito pelos Gestores que estão no mandato e que não querem deixar, eles estão naquela de “membro invisível” estão à perder o mandato e não conseguem aceitar esta situação e estão tentando manipular o Executivo, a Câmara para burlarem o sistema; outro ponto excencial nesta polêmica é por qual motivo o SINDSEMP e o Prefeito Julio Lossio envio projeto para os vereadores se já existe Lei doutrinando as eleições das escolas do municipio?
Tudo isto faz parte de um jogo sujo, desonesto, contrariando a opinião popular, a Gestão democrática sempre foi algo muito desejado pelo corpo docente e comundade, que o Prefeito possa desta vez não desrespeita a população.
Conhecedora do trabalho de Silvana magabeira sou professora e admiro a sua competencia, até pq todos os anos p/ conseguir uma vaga naquela escola é dificil, exatamente pq a escola é boa.
Li esse documento e vi q/ elas estão reivindicando o q/ esta no projeto sim, pq existe milhões q/ são recurso do FUNDEB, recurso federais investido nos projetos alfa ebeto, iqe, e tantos outros,final de ano letivo, onde tem varias avaliações externas p/ ser aplicada nas escolas,encerramento do ano letivo, são varias ações p/ ser availadas e desenvolvidas ainda este ano, o q/ as gestoras querem é a continuidade dos trabalhos, sem quebra pois se entra na escola uma pessoa q/ esteja fora do processo, vai ter uma parada grande no trablho pedagogico das unidades, então no projeto no artigo 30, reza q/ pode haver recondução.
Se a equipe gestora das escolas do municipio de Petrolina, estão muito bem obrigada … não há por que temer… tentem a reeleição coloquem seus nomes para serem julgados nas urnas… e verão o resultado … com certeza o povo julgará … como fizeram com o presidente LULA.
dando a vitória a Dilma …. por sinal uma vitória muito merecida….
a casa Plinio Amorim tem muitos trabalhos a realizar… pra ficar dando atenção a abaixo assinado que não se sabe a origem….
deixa os vereadores trabalharem…
abraço a todos.
A ORIGEM DO ABAIXO ASSINADO FOI DA ESPOSA DO SENHOR IBAMAR QUE É DIRETORA DE UMA ESCOLA, O QUE TEM ESCRITO NÃO SEI, SÓ SEI QUE NA ULTIMA REUNIÃO DE GESTORES DO SETOR SEDE, FOI ELA QUEM PASSOU PEGANDO ASSINATURA DOS GETORES NESSA REUNIÃO.
O CORRETO É ELEIÇÃO, POIS TÁ NA HORA DAS ESCOLA MUDAREM SEUS GESTORES, TEM ALGUNS QUE SE ACHAM DONO DA ESCOLA E OUTROS COM O SALARIO QUE RECEBEM ESTÃO AI COM SEUS CARROS NOVOS. ENTÃO, PERDENDO NA ELEIÇÃO, POIS É O QUE VAI ACONTECER COM MUITOS, COMO É QUE IRÃO PAGAR SEU CARRO ZERO. kkkkkkkk
O tempo da monarquia de cargo vitalício já acabou há muitos anos atrás. Acordem representantes do povo. O cargo mais alto do governo brasileiro, só dura oito anos. Fora gestores! É hora de oportunizar a outros professores. Querem ser diretores novamente, monte uma escola particular para vocês. Democracia é direito de todos. Administradores do sindicato, pense com carinho na proposta de gestores com mais de dois mandatos continuar na mesma escola. Não deixe isso acontecer. Não pequem pelo amor de Deus…
REALMENTE, O QUE PODEMOS OBSERVAR É QUE ALGUNS GESTORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTÃO ACHANDO QUE O CARGO É VITALÍCIO. MUITOS GESTORES SE REFEREM A ESCOLA COMO FOSSE PATRIMONIO SEU “MINHA ESCOLA”.
CADÊ A TAL FALADA DEMOCRACIA. ALERTA PROFESSORES!
REALMENTE, O PODE SER OBSERVA É QUE ALGUNS GESTORES DO MUNICÍPIO ESTÃO ACHANDO QUE O CARGO DE GESTORES É VITALICIO. ALGUNS DEMONSTRAM ATITUDES DE PODER,OU SEJA, REFEREM AS ECOLAS COMO FOSSE PATRIÔNIO SEU. “MINHA ESCOLA”. CADÊ A TAL DEMOCRACIA? SE LIGA PROFESSORES!
REALMENTE, O QUE PODEMOS OBSERVAR É QUE ALGUNS GESTORES DE ESCOLAS ESTÃO ACHANDO QUE O CARGO DE GESTORES É VITALICIO, POIS MUITOS APRESENTAM ATITUDES DE PODER, REFERINDO AS ESOLAS COMO PATRIMONIO SEU “MINHA ESCOLA” CADÊ A DEMOCRACIA? SE LIGA PROFESSORES!
Sei que cada gestor deve ter o seu interesse para que não ocorra a eleição. Estão no direito de lutar para que isto não ocorra. Uns defendem os prejuízos causados pela interrupção de um mandato, onde projetos permeiam no contexto atual. Outros defendem o caos e conflitos vivenciados na última eleição. Outros acabaram de entrar, e não tiveram nem tempo de mostrar o seu trabalho. Porém, eu, e mais uma minuria, aprendemos que a gestão deve ser acima de tudo, democrática, e foi no voto que conseguimos vencer, e pagamos para ver se o nosso trabalho realmente é reconhecido pela nossa comunidade. Afinal, se a gestão foi boa, legalmente continuaremos, se não… devemos deixar que outros a façam da forma como a comunidade quer.Por que temer? Afinal quem é bom continua! Mas o perigo é ficarmos sem a legalidade que tanto defendemos e ensinamos nas escolas. Posso não ser a gestora em 2011 na escola onde atuo, pois existe grupos com outra filosofia e que tem direito e espaço para defender um projeto. Tenho certeza que não falta espaço para um bom gestor! Respeito a opinião de todos mas é isto que defendo.a DEMOCRACIA!
Os gestores não querem peder a boquinha de ganhar trabalhnado pouco.
Dr. julio e professora célia , fiscalizem mais as escolas.