Eleições 2022: Preparação das urnas eletrônicas prossegue até dia 27/09

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2022 às 16:38

Foto: TRE-PE/reprodução

Prossegue em Pernambuco, até a próxima terça-feira (27), o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2022. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador André Guimarães, juntamente com o vice-presidente, Humberto Vasconcelos, o diretor-geral Orson Lemos e demais membros da corte e gestores do tribunal acompanharam o início da preparação, na última quarta (21), na Seção de Gestão de Eleições Informatizadas, no bairro do Bongi, no Recife. Na quinta-feira (22), no Fórum de Caruaru, Agreste do Estado, o procedimento foi aberto ao público e, assim como na capital, foi acompanhado por juízes eleitorais, promotores de justiça e representantes do TCU.

A preparação das urnas é realizada simultaneamente em todo o país, seguindo o calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento envolve carga e lacração das urnas, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre candidatos e eleitores de cada seção eleitoral.

Em Pernambuco, são 557 técnicos de urnas responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações dos candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, além de informações dos eleitores de cada seção eleitoral. A equipe do tribunal estará encarregada de garantir a segurança e transparência das urnas eletrônicas, assim como ajudar no procedimento geral.

No Recife, 5.154 urnas foram preparadas por 87 técnicos. Em Caruaru, foram 1.554 urnas eletrônicas onde 36 servidores e terceirizados contratados fizeram parte desse processo preparatório.

Acessibilidade

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o presidente André Guimarães lançou o projeto Eleições Acessíveis, na sede da Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (Apodec).

O projeto chega à Capital do Agreste com dois veículos adaptados que irão transportar o eleitor com necessidades especiais no trajeto de casa até seu local de votação, ida e volta, sem custo. É preciso realizar a reserva de vaga por meio do WhatsApp (81) 3194-9275. A iniciativa foi criada em 2020, atendendo quatro cidades e um total de 100 eleitores. Este ano, o serviço foi ampliado para sete municípios, com a meta de beneficiar 250 eleitores em todo o Estado.

Também participaram do evento o vice-presidente do TRE, desembargador Humberto Vasconcelos; a presidente da Comissão de Acessibilidade, desembargadora eleitoral auxiliar Virgínia Gondim; a desembargadora eleitoral e diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Mariana Vargas; o diretor-geral do TRE, Orson Lemos; o coordenador da comissão, Acácio Leite; Esnande Quirino da Silva, presidente da Apodec e Adelmo Aragão Leite, vice-presidente da associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.