Educação de Juazeiro comemora resultados do Plano Municipal

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2022 às 09:00

Foto: Edinazio Dias

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro (BA), reuniu a equipe técnica de monitoramento e avaliação do Plano Municipal Educação, em mais uma etapa de apreciação do documento, para a garantia da manutenção do direito à educação de qualidade.

A elaboração do PME se deu através do planejamento conjunto da gestão municipal com a sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Educação, Associações, Sindicato, diretores de escolas, professores, alunos, universidade, entre outros. O Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, estabelece 20 metas projetadas no Plano Nacional de Educação, que visam garantir o direito à educação de qualidade, de forma que o município avance no atendimento educacional, sendo um dos principais instrumentos de política pública do município.

Resultados

Já podemos apontar, de modo preliminar, que o município de Juazeiro conseguiu progredir em várias metas, ainda que a educação, de um modo geral, tenha sido uma das áreas mais fortemente atingidas pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, podemos citar a qualidade da educação básica no município, medida pelo indicador IDEB, que nos anos iniciais do Ensino Fundamental obteve em 2021 índice superior ao estabelecido pelo PME para o ano em questão”, declaro preou o presidente do CME, Lino Marcos da Silva.

Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, o período de vigência do Plano corresponde ao decênio 2015-2025, e a atual gestão municipal tem assumido o compromisso prioritário de manter as atividades e metas propostas atualizadas, tornando a execução do PME cada vez mais eficaz. “O PME é um instrumento definidor de políticas públicas exitosas, e em Juazeiro, a gestão Suzana Ramos tem ampliado o acesso e a melhoria da qualidade da educação municipal, vencendo desafios sempre presentes e cumprindo as metas estabelecidas pelo Plano, suprindo gradativamente, as necessidades educacionais de Juazeiro para ofertar, com qualidade, uma Educação de excelência em todas as etapas e modalidades”, concluiu Alexandrina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.