E o São João em Juazeiro?

por Carlos Britto // 15 de junho de 2009 às 13:24

Nos últimos dias todas as discussões estiveram voltadas para a realização do São João de Petrolina. Investimentos,  atrações e disputas políticas rechearam as especulações sobre a conjuntura da festa.

Estamos a  menos de 10 dias da comemoração oficial da festa e em Juazeiro , por enquanto, não foi divulgada nenhuma novidade sobre a realização do evento por lá.

O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Pedro Filho,  declarou que esse ano a prefeitura não tem condições de fazer uma grande festa. Modesta ou não, esperamos alguma manifestação da Secretaria para divulgarmos a programação que a prefeitura preparou.

E o São João em Juazeiro?

  1. Roberto Guedes disse:

    A elite vai pro Pernalonga e Forró do Sfrega…. a classe média pro Depósito Dance… a classe baixa…fica em casa????????
    Já não está no tempo de Pernambuco e Bahia tomarem vergonha na cara e acabar com rusgas idiotas e com essa guerra fria não declarada onde se disputa quem é melhor. Independente de onde nascemos somos todos brasileiros.
    Os prefeitos de Petrolina e Juazeiro deveriam se unir e fazer um São João unificado se são 4 anos de mandato os prefeitos fariam o acordo de 2 anos o São João em cada cidade. Exemplo: 2010 Petrolina, 2011 Juazeiro, 2012 Petrolina e 2013 Juazeiro.
    Ou ainda formar o calendário pretigiando um dia em Petrolina e outro em Juazeiro. Porque ficaria a disputa dos prefeitos pelo ano de 2013 véspera de eleição.

  2. Padilha disse:

    Infelizmente a realidade é outra. O Prefeito Isaac elegeu-se em cima de críticas junto a administração anterior e, uma das principais delas, foi a falta de comemoração do São João de Juazeiro. Ele dizia em seus programas de Tv que Misael tinha acabado com o São João e que ele ia retornar as grandes festas. Ledo engano, meu, seu e nosso. Tudo continua como antes. Tem hora que acho que Isaac ´foi apoiado por Misael e Joseph, pois ele continua fazendo a mesma coisa ou pior do que os dois que ele tanto criticou.
    Vale lembrar que Joseph e Misael nunca tiveram um momento como este ou seja, com o Governador e o Presidente do mesmo lado.
    Com certeza, se a Prefeitura não tivesse gasto tanto dinheiro no Festival da Sanfona poderia nos oferecer um São João de muitas atrações.

  3. Toninho do Diabo disse:

    Juazeiro já faz um grande evento que é o carnaval, com certeza a cidade não tem recurso suficiente para fazer dois grandes eventos no ano…! acho que o carnaval é priorizado, pq ja é uma tradição de Juazeiro e tem mais retorno financeiro, a cidade recebe mais turistas do que nos festejos juninos.. ja que o são joão concorre diretamente com Petrolina, Sr do Bonfim, Caruaru, Amargosa, Piritiba, Uauá e outras cidades….
    a ideia do Roberto, é boa… um dia em Juazeiro, outro dia em Petrolina… o nome poderia ser “São João da Integração”

  4. Gilberto disse:

    Juazeiro(Poder público municipal),deveria focar suas atenções e finanças para a realização do Carnaval antecipado (Juá Fest) e deixar a realização das festas Juninas para Cidades vizinhas,como: Petrolina-Pe,Senhor do Bonfim-Ba,Uauá-Ba. Que não possuem uma grande aptidão/tradição para festas Carnavalescas e desta forma ganharia os municipes,turistas e a economia de toda a região.Chega de Circo para o povo….Onde está o pão?

  5. Ricardo castro disse:

    Acho que juazeiro fez um grande carnaval, e são joão nunca foi seu forte, a prefeitura tá em situação complicada e acho que primeiro a saúde e educaçaõ depois a festa. Vou cobrar sim outro grande carnaval no ano que vem mas 2 festas no mesmo ano eh complicado, petrolina mesmo n vai fazer nenhuma. E vamos ver o que o secretário vai fazer no aniversário da cidade que jah tah chegando. 15 de julho.

  6. Marcos disse:

    concordo, acho melhor continuar com o tradicional, estrondante e melhor carnaval da região, tem menos concorrentes, do que no são joão fazendo a mesma festa. duas grandes festas no mesmo ano não dá! vamos cobrar um grande carnaval…

  7. Feeling disse:

    O carnaval foi MARAVILHOSO – eu moro no circuito da orla – tá na hora é de cuidar do povo e da saúde que está na UTI literalmente!

  8. Walter disse:

    Juazeiro já divulgou a programação oficial de São João, “Festa em lugar nenhum ” Valeu Mudança”

  9. Paulo Henrique disse:

    Bom, achei otimo essa posição do prefeito, alias para que tanta festa de graça, e o municipio carente de outras necessidades, ja nao basta o carnaval, quem quiser curtir o Sao Joao, va pro pernalonga, sfrega, Uaua, se nao tiver dinheiro, faça uma fogueira de na porta de casa, compra umas coca-cola, um bodinho seco e curti o sao joao de boa
    Como dizia minha vó
    Boa romaria faz em sua casa esta em paz!!

  10. Marcos disse:

    Turistas chegam a Petrolina recepcionados pela Forruca

    ——————————————————————————–

    Os turistas que chegam a Petrolina pelo Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho e rodoviária estão sendo recepcionados pelo ‘Forruca’, ônibus animado pelo sanfoneiro, zabumbeiro e triangueiro, popularmente conhecido como o autentico trio pé de serra. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos tem como objetivo desejar boas vindas aos visitantes que vêm passar os festejos juninos na cidade. Aos sábados o Forruca também leva o arrasta pé ao centro da cidade.

    O turista recebe ainda, o material de divulgação, contendo a programação do São João da cidade que acontecerá até o dia 27de junho, com shows musicais como: Geraldinho Lins, Amelinha, Nando Cordel, Assissão, Jecana Oficial do Brasil, Forró do Candeeiro, XXIII Vaquejada de Petrolina, Congresso de Violeiros, Festa do Vaqueiro, Desfile e Missa do Vaqueiro, Forró da Espora e a Barca do Forró.

    Para o secretário da pasta e também vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, a intenção é fazer com que os turistas sintam-se em casa e sejam bem informados dos eventos. “Essa inovação na programação do São João estimula o clima junino e esquenta a cidade com os tradicionais festejos”, afirma.

  11. Marcos disse:

    eita programaçãozona!!! quer melhor que está? kkk

  12. Fabiano disse:

    O povo, tem que reclamar, o forte de juazeiro nunca foi festa junina,na realidade isso se devia ao fato de Petrolina ser mais tradicinal nesses eventos. No inicio do ano o povo de Juazeiro estava reclamando porque saiu o boato que não haveria carnaval, o prefeito calou a boca desses. Querem o que mais de um prefeito que esta a cada dia só tem sua popularidade elevada (isso é fato, foi feito pesquisa nesse mesmo blog que comprova minha afirmação)? Falaram que o prefeito anterior iria sair sem dever nada, isso não é verdade (tambem nesse blog saiu reportagem que o prefeito anterior tera que devolver dinheiro as cofres publicos), enquanto isso o atual prefeito se desdobrando da maneira que pode ja pagou quase toda divida que deixaram de presente pra ele. querem mais o que, nesse primeiro semestre? Façam uma lista com nomes e data de aniversario e deixem na prefeitura e exijam que o prefeito coloque uma banda no aniversario de cada um.

    1. JUAREZ disse:

      O ACESSO A CULTURA É MUITO IMPORTANTE, NÃO PRECISA TER FESTA, PORQUE O POVO DE JUAZEIRO FAZ A SUA PROPRIA FESTA, AGORA NÃO SERÁ FERIADO EM JUAZEIRO NO SÃO JOÃO, ALÉM DE NÃO PODER FAZER A FESTA, ATRAPALHA OS TRABALHADORES DE FESTEJAR EM OUTRAS CIDADE.

  13. Feeling disse:

    Ótima colocação Fabiano!

  14. jamille disse:

    juazeiroo não vaiter esta desõ joao?????

    eitaa q juazeir BA é muito aa, e esse prefeito isac mais ainda!!!!!
    na próxima eleiçao ee não ganha nem fazendo macumba!!!!!!!!!!!!!!!!!
    :(….
    ÔOÔÔO isa faça um festa aÊ…
    ..tenho certeza q na proxima eleição vc não ganha mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. jamille disse:

    juazeiroo não vai ter são joao?????

    eitaa q juazeiro BA é muito paia, e esse prefeito isac mais ainda!!!!!
    na próxima eleiçao ele não ganha nem fazendo macumba!!!!!!!!!!!!!!!!!
    :(….
    ÔOÔÔO isa faça um festa aÊ…
    ..tenho certeza q na proxima eleição vc não ganha mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. milenna souza disse:

    talves com toda ruindade o doido lidera-se melhor obrigado isaac por sua programaçao quem sabe no proximo ano melhore????????????????????????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. PABLO disse:

      ESQUEÇA O DOIDO E MISAEL…
      DE ISAC PRA FRENTE, NÃO DEVEMOS VOLTAR O TEMPO QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU..

  17. silvao de salvador disse:

    eu silvao da bahia acho que sao joao de juazeiro tem que ser o melhoe sao joao da bahia echo que tem espaço para isso ok salvador 23 de junho silvao da bahia

  18. luana rocha disse:

    quem é q cantor aí em juazeiro:?gostária d saber!!

  19. julio da silva disse:

    Para se fazer um SÃO JOÃO não é de um dia para o outro , estamos no mes de outubo de 2009 e SENHOR DO BONFIM considerada a “CAPITAL BAIANA DO FORRO” ja tem toda area horteeira completa em razao de 2010 ser a copa do mundo , os blocos da capital que vem para senhor do bonfim, se for somar ja tem mais de 15.000 mil pessoas que ja compraram abadas e ja confirmaram a sua vida para senhor do bonfim. em senhor do bonfim o museu do são joão na praça nova do congresso ja é um ponto turistico por visitantes e varias area de cultura ja se manifesta para o SÃO JOÃO 2010, hoteis ja estão sendo contruido no parque do são joao que foi contruido especificamente para o são joão esta todo asfaltado que foi a maior reclamação de 2009. então 2010 só vai dar SENHOR DO BONFIM “CAPITAL BAIANA DO FORRO.

  20. celio disse:

    Programação Oficial do São João 2010 de Senhor do Bonfim
    De 02 a 27 de Junho

    O Prefeito Paulo Machado autorizou a imprensa divulgar a programação oficial do São João de Senhor do Bonfim, e em primeira mão, o Portal SóAgitos está publicando tudo o que irá acontecer nos São João nos Bairros, Forrobodó e Parque da Cidade.

    Historicamente é sabido que os festejos juninos de Senhor do Bonfim são conhecidos diante de suas peculiaridades e da grande participação popular. A festa, aqui centenária, tem sua tradição respeitada nos quatro cantos da Bahia e do Brasil. E é por isso que Senhor do Bonfim é a capital baiana do forró. Encarregou-se o tempo de divulgar a festa, que teve seu início no final século XIX. Visitantes, originários inclusive de outros estados, misturam-se hoje aos bonfinenses em uma imensa família. Na mesa farta nunca falta a canjica, milho assado e cozido, amendoim, cachaça e licor.

    Quando se fala em festa de casa em casa, no acolhimento das famílias, na mesa farta de produtos juninos e no típico forró pé de serra, o São João de Senhor do Bonfim, certamente, vem à mente de todos aqueles que já passaram por este pedaço da Bahia. Nos festejos juninos, Bonfim ganha seu brilho. Durante todo o mês de junho tudo é festa na cidade sertaneja. O Arraiá da Tapera é armado no Parque da Cidade. A área do evento tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas diariamente.

    Show de Espadas

    Além da fogueira, das explosões dos fogos e das lágrimas luminosas, na véspera do São João algumas ruas específicas da cidade são tomadas por um grande espetáculo de luzes: o Show de Espadas, onde só entra quem estiver preparado. Em algumas áreas da cidade, devidamente reservadas para a guerra, bonfinenses e turistas mais corajosos travam uma batalha, sem violência, em torno de grandes fogueiras. O show é, acima de tudo, uma grande manifestação de alegria, confraternização e beleza. Em algumas ruas, as luzes são apagadas, dando mais brilho ao evento, que nos últimos anos não tem registrado qualquer caso grave de ferimento. Mais de dez mil dúzias de espadas são produzidas para a ocasião.

    Os admirados podem acompanhar, protegidos, das janelas ou varandas das casas e edifícios. O Show de Espadas só acontece em locais determinados, sendo proibida, por exemplo, no Arraiá da Tapera. Além disso, esse ano, a prefeitura sinalizou as ruas onde ocorreu o show e, com a ajuda da Polícia Militar, faz um bloqueio preventivo para veículos.

    Cobertura

    A direção do Portal SóAgitos já está se organizando para fazer a maior e melhor cobertura com fotos, videos e tudo sobre o Melhor São João da Bahia.

    São João nos Bairros

    Dia 02 de Junho de 2010 – Bairro Alto da Maravilha
    20h :: Tony Silva
    22h :: Atração Cultural
    23h :: Concurso Rainha do São João
    00h :: Moleques do Forró

    Dia 05 de Junho de 2010 – Bairro Santos Dumont
    20h :: Lingua de Sogra
    22h :: Atração Cultural
    23h :: Concurso Rainha do São João
    00h :: Deraldo Mendes

    Dia 06 de Junho de 2010 – Bairro Casas Populares
    20h :: Eduardo Nascimento
    22h :: Atração Cultural
    23h :: Concurso Rainha do São João
    00h :: Miguel Araújo

    Dia 18 de Junho de 2010 – Bairro Irecê
    20h :: Forró Suar
    22h :: Atração Cultural
    23h :: Concurso Rainha do São João
    00h :: Forró XoteKolado.com

    Dia 19 de Junho de 2010 – Bairro Olaria
    20h :: Forró Suar
    22h :: Atração Cultural
    23h :: Concurso Rainha do São João
    00h :: Forró XoteKolado.com

    Dia 20 de Junho de 2010 – Bairro Gamboa
    20h :: Nenê Reis
    22h :: Atração Cultural
    23h :: Concurso Rainha do São João
    00h :: Francimar Monteiro

    ForróBodó (Pç Antônio Gonçalves)

    Dia 23 de Junho de 2010 (Quarta-feira)
    12h30min :: Lá e Ká
    13h00min :: Forrozão Barba Azul
    14h00min :: Trio Vila Nova
    15h30min :: Trio Raízes do Forró
    17h00min :: Forró Só No Chinelado

    Dia 24 de Junho de 2010 (Quinta-feira)
    13h00min :: Forrozão Fala Sério
    14h00min :: Torquato Azul
    15h30min :: Chora Moringueira
    17h00min :: Casamento Matuto

    Dia 25 de Junho de 2010 (Sexta-feira)
    13h00min :: Mariano e Sua Gente
    14h00min :: Trio Popular
    15h30min :: Pedro Júnior
    17h00min :: César Xisto

    Dia 26 de Junho de 2010 (Sábado)
    13h00min :: Forrozão Brilho da Noite
    14h00min :: Ademário Freitas
    15h30min :: Kakau Leite
    17h00min :: Francimar Monteiro

    Dia 27 de Junho de 2010 (Domingo)
    13h00min :: Pé na Brasa
    14h00min :: Rominho do Forró
    15h30min :: Tarde Infantil
    17h00min :: Flor da Laranjeira

    Parque da Cidade

    Dia 22 de Junho de 2010 (Terça-feira)
    18h00min :: Francimar Monteiro
    20h00min :: Zé Bonfim e Sua Gente
    21h30min :: Zelito Miranda
    23h30min :: Coraçãoda Rainha do São João e Abertura Oficial
    01h00min :: Calcinha Preta
    03h00min :: Banda Lasca Coco
    05h00min :: Alvorada

    Dia 23 de Junho de 2010 (Quarta-feira)
    17h00min :: Paulinho Nordestino
    18h30min :: Tony Silva
    20h30min :: Apresentação Cultural
    22h00min :: Trio Bahia
    00h00min :: Gilberto Gil
    04h30min :: Tinho do Acordeon
    05h00min :: Alvorada

    Dia 24 de Junho de 2010 (Quinta-feira)
    17h00min :: Zé do Elisiário
    18h30min :: Diego Moraes
    20h30min :: Apresentação Cultural
    22h00min :: Matingueiros
    00h00min :: Adelmário Coelho
    02h30min :: Ivete Lima e Banda Stilo Livre

    Dia 25 de Junho de 2010 (Sexta-feira)
    17h00min :: Banda Gata Morena
    19h00min :: Trio Alvorada
    21h00min :: Miguel Araújo
    23h00min :: Apresentação Cultural
    00h00min :: Flávio Leandro
    02h30min :: Targino Gondim
    04h30min :: Banda Líbanos

    Dia 26 de Junho de 2010 (Sábado)
    17h00min :: Chiquinho da Sanfona
    18h30min :: Nivaldo do Acordeon
    20h00min :: Apresentação Cultural
    21h30min :: Banda Flor da Laranjeira
    00h00min :: Alcymar Monteiro
    02h30min :: Nino Coutinho e Banda Imortal
    05h00min :: Alvorada

    Dia 27 de Junho de 2010 (Domingo)
    18h30min :: Edu Forró
    20h30min :: Apresentação Cultural
    22h00min :: Forró XoteKolado.com
    00h30min :: Flávio José
    02h30min :: Forrozão Brega & Vinho

  21. JUAREZ disse:

    VEJAM CAROS AMIGOS ESTA SEMANA RECEBEMOS UM COMUNICADO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DE JUAZEIRO DIZENDO; QUE NO DIA 24 SEGUNDA-FEIRA NÃO SERÁ FERIADO EM JUAZEIRO SEGUNDO UMA CONVENÇÃO COLETIVA, SIGNIFICADO: UM GRUPO DE PESSOAS SEM NOÇÃO O QUE É CULTURA RAIZ, DIZ QUE NÃO SERÁ FERIADO E PRONTO, ACABOU. JUAZEIRO, FORRO, CATINGA, SECA, ALEGRIA, DIVERSÃO ISSO É A MELHOR MANEIRA DE COMEMORAR O SÃO JOÃO É A CARA DO SÃO JOÃO, MAS VÃO TIRAR ISSO DO POVO COMO OUTRAS CULTURAS NA CIDADE ESTA SE ACABANDO. DIZIA WILLIAM SHAKESPEARE, ” HERÓIS SÃO AQUELES QUE FIZERAM O QUE PRECISAVA SER FEITO ENFRENTANDO AS CONSEQUÊNCIAS ” VAMOS PREFEITO NÃO DEIXA ESSA CULTURA ACABAR, COMO JÁ VEM ACABANDO EM JUAZEIRO, EU SOU DE ACORDO A TRABALHAR MAS COM PLANEJAMENTO, PORQUE O FERIADO DE CORPUS CHRISTI NÃO ABRIRAM O COMERCIOE FECHAVA PRO SÃO JOÃO? CREIO EU QUE É A ÚNICA CIDADE NA BAHIA QUE NÃO SERÁ FERIADO. O SINDICATO DOS TRABALHADORES PODERIA SER CHAMADO DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *