É falso que Barragem de Sobradinho estaria se rompendo

por Carlos Britto // 25 de maio de 2023 às 11:40

Foto: André Schuler/Divulgação

São falsas as informações que circulam em grupos de redes sociais sobre um possível rompimento (ou rachadura) da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia. Fake news desse cunho surgiram ainda no início do ano e seguem repercutindo negativamente em toda a região norte da Bahia e Sertão de Pernambuco.

Como este Blog divulgou esta semana, em continuidade às ações de segurança de barragens, no cumprimento da Lei da Política Nacional sobre o tema, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) iniciou neste mês as atividades de campo vistoriando os locais, junto com as defesas civis dos municípios, onde serão instalados os pontos de aviso sonoros (sirenes) para as populações que moram nas Zonas de Autossalvamento (ZASs) – locais próximos às instalações. As sirenes são equipamentos importantes para comunicar e alertar a população em caso de emergência de barragem. Isso é algo comum e obrigatório.

Em áudios falsos que circulam, os narradores dizem que existe uma rachadura na estrutura e que a barragem estaria “se abrindo”, e que por isso estariam instalando sirenes de alerta na região. O presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Franklin, deixou claro, em nota divulgada no último dia 19, que a estatal atua com tecnologia avançada. Essa é uma das ações que compõem uma série de iniciativas desenvolvidas nos municípios relacionadas à integração dos PAEs (Planos de Ação de Emergência) e aos PLACONs (Planos de Contingências Municipais).

As barragens de hidrelétricas são extremamente seguras e a Eletrobras Chesf atua com tecnologia avançada na fiscalização e manutenção. Implantamos uma cultura prevencionista e por isso trabalhamos junto com as defesas civis para que a sociedade possa estar ciente e preparada para qualquer cenário, mesmo improvável”, declarou João Henrique Franklin.

Vistorias

As vistorias dos locais já aconteceram no dia 9 de maio na hidrelétrica de Boa Esperança (PI); em Sobradinho (BA), no último dia 12; e no Complexo Paulo Afonso (BA), no dia 16. Seguiram sendo realizadas no dia 17 na hidrelétrica Luiz Gonzaga (PE) e no dia 18 em Xingó (AL).

Defesa Civil de Petrolina

Periodicamente, a equipe da Defesa Civil de Petrolina se reúne para discutir a atualização do Plano de Contingência (PLANCON), e de ações de risco referentes à Barragem de Sobradinho. Nos encontros, são feitas visitas técnicas para detectar alguma irregularidade no local. Durante essas atividades, nunca foi identificado qualquer risco de rompimento.

“Aproveitamos para tranquilizar a comunidade, pois a Barragem se encontra completamente íntegra e sem riscos estruturais. O sistema de alerta que será implantado, assim como as placas que serão instaladas, tem caráter preventivo. Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência. Isso demonstra que a equipe da Defesa Civil está realizando um trabalho sério e muito bom de estruturação dos mecanismos municipais de proteção à vida de todos”, comunicou o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino.

Como parte do programa permanente de segurança, em breve, serão instaladas sirenes e placas de sinalização próximo à comunidade da Tapera, área ribeirinha de Petrolina. Essas ações têm caráter preventivo e visam a garantir o rápido alerta para as pessoas que habitam nas proximidades do Rio São Francisco. O coordenador da Defesa Civil ressaltou ainda que reuniões serão realizadas com a comunidade para explicar onde serão instaladas as sirenes e as placas de sinalização.

É falso que Barragem de Sobradinho estaria se rompendo

  1. Pé no saco disse:

    Só jumentos adestrados para acreditar nisso,devem ser eleitores dos Nove Dedos.

  2. Cassiana disse:

    Se é mentira então porque colocaram em todas as esquinas da são Joaquim placas de rotas de fuga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários