Durante ação para conscientizar e prevenir petrolinenses sobre hepatites virais, prefeitura notifica caso

0
Ascom PMP/SMS divulgação

Profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina notificaram no dia de ontem (26) um caso de hepatite C, um para HIV e cinco para sífilis. A iniciativa é parte da programação de julho, considerado o mês da conscientização e prevenção das hepatites virais. A data é lembrada neste domingo (28).

Os testes rápidos para detecção da doença aconteceram no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ao lado da Secretaria.

Durante todo o dia, a equipe realizou os procedimentos, além de ter distribuído preservativos, gel lubrificante e orientação educacional sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Ao todo, foram realizados 468 testes para hepatites B e C, sífilis e HIV.

Entre 2017 e 2019 o município notificou 115 casos de hepatites B e C. Somente neste ano, foram oito casos do tipo B e três notificações para a hepatite C. Em Petrolina, a população pode realizar o teste rápido de segunda a sexta, das 7h às 17h, no CTA ao lado da Secretaria de Saúde.

A doença

A doença pode ser provocada por diversos vírus hepatotrópicos, ou seja, vírus que têm afinidade pelo fígado. Do ponto de vista epidemiológico os mais relevantes são os vírus A, B, C, D e E.  “Os tipos A e E são de transmissão via fecal-oral e estão relacionados à higiene pessoal e qualidade da água e alimentos. Os tipos B, C e D são de transmissão pelo sangue e sexual. Para a hepatite C, a contaminação pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos“, explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome