A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vota hoje (19) o relatório conclusivo do Grupo de Trabalho (GT) criado para diagnosticar o uso do amianto no país. Depois de quase dois anos de trabalho, o relator do GT, o deputado federal baiano Edson Duarte, líder do PV na Câmara, conclui que a melhor solução para o Brasil é banir o amianto.
O relatório, nomeado “Dossiê amianto Brasil”, tem quase 700 páginas. Resulta de um trabalho que incluiu visita a todas as minerações desativadas e a única em atividade no país; entrevistas com técnicos, especialistas, autoridades do Governo, empresários, trabalhadores e ex-trabalhadores do setor; visitas às empresas que usam o amianto e àquelas que fizeram sua substituição por fibras alternativas.
Ao ser manipulado o amianto dispersa fibras no ar. Elas são absorvidas na respiração, alojam-se nos pulmões, e provocam doenças como a asbestose, câncer de pulmão, mesotelioma de pleura e doenças pleurais. Os sintomas desses males demoram até dez anos para se manifestar e nem sempre é feito o nexo causal pelos médicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe limite para se contrair as doenças do amianto,que é cancerígeno em qualquer quantidade. No Brasil os números dos doentes devido ao amianto são ocultados, evitando assim que a sociedade saiba dos riscos que corre e impedindo o Governo de tomar uma atitude mais firme com relação ao assunto.



Isso parece brincadeira! Há décadas que o amianto foi banido nos países desenvolvidos. Não é só o trabalhador da fábrica que morre de câncer. O sujeito que usa amianto nas paredes ou no telhado também tem maior risco de câncer de pulmão. Finalmente vão tirar o amianto daqui…
Dreda, não é assim que funciona.
Eu tenho feito várias pesquisas a respeito do assunto, inclusive fui até Minaçu, onde existe a mineradora, e o que posso te dizer é que há uma mistificação não real ao assunto.
O amianto é sim uma substancia que pode causar o câncer, porém quando é inalado. Na fábrica eu pude ver que não existe contato algum dos colaboradores com a fibra.
E em relação a exposição com a telha, não há risco algum, visto que a única maneira de ter algum problema é na inalação da fibra e nas telhas a fibra não se desprende.
Tem dois sites que podem lhe ajudar a ver que as coisas não são bem assim:
http://www.crisotilacomcerteza.com.br
http://www.orgulhosama.com.br
Grande abraço,
Thiago