Por 25 anos, a Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDHDHC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove a defesa dos direitos humanos e a construção de uma cultura de paz e cidadania, por meio de iniciativas acadêmicas e parcerias. Para comemorar esse marco, a CDHDHC realizará uma solenidade de lançamento do seu selo comemorativo em alusão aos 25 anos de fundação, nesta quarta-feira (12), às 10h, no edifício sede da Reitoria. O evento será aberto ao público e contará com a presença de membros da comissão, autoridades da UFPE e outros convidados.
Na solenidade, serão homenageados o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e secretário executivo de segurança cidadã da Prefeitura do Recife, Paulo Moraes; e a procuradora do Ministério Público e coordenadora adjunta do Núcleo de Regularização de Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF), Débora Tito que obterão o selo comemorativo. Eles são egressos do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE e membros da Comissão.
Selo comemorativo
O evento será marcado pelo lançamento do selo comemorativo com a presença do superintendente dos Correios em Pernambuco, Ricardo José Santos da Silva. Além de ser uma forma de reconhecimento e celebração duradoura, o selo vem como uma homenagem pública e um registro histórico da relevância do trabalho da comissão.
“A importância de você ter um selo comemorativo de 25 anos, obliterado pelos Correios, é exatamente resguardar essa memória da comissão nos acervos de outras instituições, além da UFPE, que é no acervo dos Correios daqui do estado de Pernambuco”, comemora a diretora-Presidente da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, professora Maria José de Matos Luna.
Ela explica que a comissão foi criada a partir de uma proposta do Plano de Ação Estratégico do Centro de Artes e Comunicação (CAC) entre 1997 e 2000, e formalizada em 1998 pela professora Gilda Maria Linge Araújo, que também foi a primeira presidente. Inicialmente vinculada ao CAC, hoje a comissão integra o Gabinete do Reitor da UFPE. O espaço da comissão foi inaugurado no CAC em 2002, com a presença de Dona Zezita de Perron, secretária de Dom Helder.
Conforme destaca a docente, a comissão foi encampada pelo reitor Mozart Neves Ramos e tem como objetivo promover uma vivência mais humana e igualitária na universidade, através de cursos e discussões sobre direitos humanos. Além da atual presidente, entre os membros fundadores estão Gilda Maria Elis de Araújo, Luiz Della Mora, Francisco Gomes de Matos, Luiz Anastácio Momesso, Silvia Cortez, José Amaro Santos da Silva e Miguel Espar.