Doação de palhada beneficiará 19 mil pequenos criadores de animais em Petrolina

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2021 às 06:48

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Uma parceria entre a empresa Agrovale e a Secretaria de Agricultura de Petrolina (Seagri) vai beneficiar 19 mil criadores do município com a doação de palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar). Durante a assinatura do convênio, o vice-presidente da empresa, Denisson Flores, enfatizou que a ação faz parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da empresa, que foi criado em 2018 e já beneficia 51 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios com a doação de mais de 80 mil toneladas de palhada para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da região.

Aprimoramos técnicas de manejo da cultura e fizemos investimentos extra para ampliação do recolhimento e enfardamento da palha residual da colheita mecanizada. Com a doação do suporte alimentar estamos contribuindo para o fomento da cadeia produtiva dos pequenos pecuaristas e ainda com o desenvolvimento regional através do reaproveitamento da palhada na cogeração de eletricidade, reduzindo assim gradualmente o emprego da queima controlada como método de pré-colheita”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Agricultura de Petrolina, Gilberto Melo, a parceria vai beneficiar toda a área de sequeiro do município, ampliando a oferta de alimento para os rebanhos de 19 mil criadores que sofrem com a estiagem prolongada. Ainda segundo o secretário, os pequenos produtores rurais e associações da categoria serão cadastrados na sede da Seagri, localizada à Rua das Laranjeiras, n° 265, Centro, para organização da ordem de entrega das doações e retirada da palhada na própria Agrovale.

Cada criador pode pegar de seis a 18 fardos, sendo que a retirada dos seis deve ser feita mensalmente; 12 fardos a cada dois meses; e 18 a cada três meses. Ainda durante a assinatura do convênio, Denisson Flores afirmou que a intenção é ampliar ainda mais a contribuição da empresa, convidando outras prefeituras, associações, cooperativas e entidades de ensino e proteção ecológica a receberem também as doações da palhada, a qual possui altos teores de carboidratos e é uma alternativa ecológica e barata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *