DNIT realiza vistoria técnica na BR-235/BA e fiscaliza as questões ambientais envolvendo a obra

por Carlos Britto // 21 de março de 2017 às 11:04

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no estado do Bahia realizou uma vistoria técnica na BR-235/BA, rodovia que corta o norte do Estado. Os Lotes visitados foram os 1 e 2, que juntos vão da divisa da Bahia com Sergipe até Canché, e o 5, de Pinhões até Juazeiro. O objetivo da visita foi de fiscalizar as questões ambientais envolvendo a obra, além de também analisar o andamento do empreendimento.

A Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV), acompanhou toda visita. Em reuniões com os consórcios responsáveis pela obra em cada Lote, foi ressaltada a importância da obra seguir em conformidade com às legislações ambientais vigentes, como, por exemplo, a realização do plantio compensatório de árvores nativas, um dos requisitos da Licença Ambiental da rodovia que deve ser cumprida pelas construtoras. A avaliação foi positiva.

A vistoria começou no Lote 5, que atualmente conta com cerca de 68 quilômetros asfaltados dos 75,40 quilômetros de extensão entre Pinhões e Juazeiro. Depois, as equipes do DNIT e UFV seguiram para o Lote 2, onde conta com aproximadamente 60 dos 77,60 quilômetros de extensão já com asfalto, entre Canché e Jeremoabo. Por fim, foi vistoriado o Lote 1, que está com obras a todo vapor e possui 24 quilômetros asfaltados dos 79,30 de extensão, sendo que somente os 13 primeiros quilômetros estão finalizados com sinalizações horizontal e vertical definitivas.

Obras

As obras em quatro Lotes (1, 2, 4 e 5) da BR-235/BA que ligam os estados de Sergipe e Pernambuco começaram em 2014, totalizando 283,3 quilômetros – mais de 200 quilômetros já está asfaltado. O empreendimento do Governo Federal traz benefícios imediatos para o comércio local e, consequentemente, geração de emprego, além de melhorar a cada dia o deslocamento da população.

O Projeto de Implantação e Pavimentação é do DNIT, autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Esta obra tem o acompanhamento da equipe da UFV, responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução dos Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o DNIT. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários