Disputa por cargo marca nova polêmica no Conselho Tutelar de Belém do São Francisco

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2014 às 12:53

charlesNão bastasse a greve do Conselho Tutelar (CT) de Belém do São Francisco (PE), Sertão de Itaparica, há cerca de 20 dias, mais um capítulo polêmico envolve a entidade. Desta vez são os próprios conselheiros que litigam por uma das vagas, mesmo ainda não se encontrando aberto o período de inscrições para as próximas eleições, que ocorrerão de forma unificada em todo o território nacional no primeiro domingo do mês de outubro do ano sequente ao da eleição presidencial. Ou seja, somente em 2015.

Os atuais conselheiros tutelares tiveram seus mandatos prorrogados e os mesmos deixarão seus cargos no dia 4 de janeiro, quando ocorrerá a posse dos novos eleitos. Ocorre que o Conselho Tutelar belemita, que já foi um dos mais respeitados em Pernambuco e o primeiro em todo o Sertão, não consegue mais agir com o afinco e a força que sempre teve. A afirmação é de Charles Sá (foto), um dos integrantes do CT do município.

Ele explicou ao Blog que o motivo que leva ao litígio se dá na disputa por uma das vagas, que na prática não existe, pois a previsão legal é a de que todos os conselhos tutelares só podem funcionar com apenas cinco integrantes. No entanto, segundo Charles, o de Belém se encontra atualmente com seis.

O fato decorre da disputa entre dois conselheiros – sendo que um deles se encontrava no cargo de secretário municipal de Agricultura, tendo retornado ao CT há poucos dias, gerando o impasse. “Ocorre que um deles, não se sabe qual, se encontra fora da folha de pagamentos da Prefeitura Municipal, e mesmo assim, continua desempenhando uma função para a qual não tem legitimidade”, justifica Charles.

MPPE

No final de outubro um dos conselheiros decidiu acionar a Promotoria de Justiça, tendo o MPPE solicitado informações gerais a Charles, que de forma minuciosa e sigilosa foi em busca de documentos, elaborando assim o relatório solicitado pelo MPPE – o qual deverá em breve decidir sobre qual deles pertence o cargo.

Segundo Charles, o mais curioso nisso tudo é que há poucos dias os dois conselheiros, que hoje disputam a vaga, encontravam-se intimamente ligados pedindo votos para Diogo Cantarelli (candidato a deputado estadual), que também era apoiado pelo vereador Vavá do Bode. Com a palavra, os citados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários