A vacina contra a Influenza H1N1 está disponível em todos os postos de saúde de Petrolina. A diretora de Vigilância à Saúde do município, Kátia Coutinho esteve ontem (7) no programa Carlos Britto no Ar para informar a população sobre a campanha de vacinação contra a nova gripe e garantiu que não vai faltar vacina.
“A vacina é para evitar a pandemia. Mesmo em Petrolina e Juazeiro, que não houve casos confirmados da gripe H1N1, é necessária a prevenção”, informou Kátia. Segundo ela, nesta terceira etapa, destinada aos jovens de 20 a 29 anos, “será realizado o dia D, que acontecerá no próximo sábado (10) e todos os postos de saúde estarão abertos o dia todo para vacinar os jovens”, anunciou.
De acordo com Kátia, o Ministério da Saúde dividiu as etapas da vacina por faixas etárias porque os profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a dois anos, grávidas, jovens de 20 a 29 anos, idosos e adultos de 30 a 39 anos, “fazem parte do grupo de risco. A tendência é aumentar a faixa etária, mas somente três laboratórios no mundo produzem a vacina e o Ministério não tem como vacinar a todos”, afirmou.
Segundo a diretora, a vacina tem contra indicação apenas para pessoas que têm alergia à composição do ovo. Kátia Coutinho ainda alertou que “as mães, quando levarem as crianças de seis meses a dois anos para vacinar-se, é necessário tomar outra dose um mês após a primeira”.



Essa mulher da gripe é sósia, mais jovem claro, da secretária de educação. Será que são parentes?????
Estranho esta afirmação. Ontem mesmo fui tomar a tal vacina no posto do Gercino Coelho e fui informado que lá estava faltando!
Gostaria de saber melhor, meu filho de 1,8 anos foi vacinado contra essa nova gripe na terça-feira no posto de saúde da vila Eduardo e até hoje continua com febre, toma remédio passa e logo em seguida volta novamente, no mesmo momento minha esposa tambem foi vecinada e ate hoje encontra-se com molesa no corpo, febre e dor de cabeça, isso é normal.