Diretor-presidente da ANA garante que crise hídrica “não tem vilões”

por Carlos Britto // 12 de abril de 2015 às 10:15

vicente ANAUm dos convidados do ciclo de palestras e debates promovido pelo Senado em Petrolina, que discutiu a crise hídrica do Rio São Francisco, na última sexta-feira (10) no Sest/Senat, o diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guilo, afastou a ideia de haver “culpados” para o problema.

Em, sua fala, Guilo disse que não existem vilões na utilização da água. E se reportou, especificamente, à agricultura irrigada. O gestor da ANA lembrou que na recente estiagem enfrentada pela Califórnia, nos Estados Unidos, houve um corte de 35% no consumo de água nas residências. Porém a agricultura não foi afetada pela medida.

Ele lembrou ainda que o Brasil, embora não pareça, é um país predominantemente urbano, uma vez que tem 85% da população morando nos grandes centros consumindo o precioso líquido. “Parece que o resto do país não tem importância (referindo-se ao consumo de água)”, informou.

Segundo Guilo, “não haverá soluções isoladas” para resolver a crise hídrica da região numa bacia incomensurável como é a do São Francisco. E ele disse mais: Os agentes públicos precisam ter total transparência no trato dessa questão, para evitar comentários de que há regiões sendo privilegiadas em detrimento de outras. “Se tivermos a capacidade de articular adequadamente a água para os devidos usos, haverá água para todo mundo”.  (foto: Alexandre Justino)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários