Direitos dos animais ganham relevância em debate na Câmara de Juazeiro

2
(Foot: Divulgação)

Em Juazeiro (BA), a defesa dos direitos dos animais também ganhou a atenção dos governantes, apesar de os avanços ainda serem muito pequenos. Ontem (6), a Câmara Municipal realizou uma audiência para discutir políticas públicas em defesa dos animais. A proposta do debate foi do vereador Aníbal Araújo (PTC).

Professor e doutor Alexandre Coutinho Antonelli foi quem iniciou a audiência com uma conferência sobre políticas públicas e saúde única, integração entre saúde humana e saúde animal.

Logo após usou a palavra a vereadora de Salvador, Ana Rita Tavares, presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB), enaltecendo a iniciativa da Câmara de Juazeiro e a importância “ainda não percebida pela sociedade” da discussão sobre políticas públicas para os animais.

A vereadora comunicou uma reunião de representantes da ONG Proteger e de ativistas do direito animal com o secretário de Governo de Juazeiro, Clériston Andrade, quando foi comunicado que o prefeito Paulo Bomfim inicia uma série de ações em defesa dos animais: “Posso dizer com autorização do prefeito, que o sofrimento dos animais em Juazeiro começou a terminar.

Falaram ainda a delegada Rosineide Medrado, ativista e defensora dos animais, sobre as leis e a necessidade de punir aqueles que maltratam animais, a representante da Proteger e defensora dos animais, Valentine Oliveira, o secretário do Meio Ambiente, Jadson Barros e a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabiola Ribeiro.

Estiveram presentes e participaram da audiência a ex-vereadora e ativista em defesa da causa animal, Marli Carvalho; Carlos Ferrer, presidente da União das Associações Protetoras de Animais da Bahia (UNIMAIS); Pâmella Durando, presidente da Proteger, inúmeros ativistas e pessoas que permaneceram no plenário da Câmara até às 21h30 quando se encerrou a audiência.

(Foto: Divulgação)

Melhorias

Ao longo da audiência se pronunciaram diversas pessoas relatando as condições e necessidade de melhorias no Canil/Gatil de Juazeiro e atenção dos poderes constituídos para com os animais em situação de rua.

Participaram da audiência os vereadores Domingão da Aliança, Charles Leal, Anastácio, Anderson da Iluminação e Florêncio Galdino. A sessão foi inicialmente presidida pelo presidente Alex Tanuri e depois pelo vereador Anastácio.

O proponente da audiência, Vereador Aníbal, falou de sua satisfação com o sucesso da audiência, com a presença maciça de representantes de organizações de proteção animal, da disposição do prefeito para apoiar a causa. Na audiência foi formada uma comissão encarregada de acompanhar o desenvolvimento dos compromissos firmados pelo Poder Executivo e sugerir ações para a melhoria das condições de vida dos animais em Juazeiro.

2 COMENTÁRIOS

  1. Juazeiro está de parabéns pela iniciativa de protejer os animais, já em petrolina nenhum vereador parece está preocupado com esta causa. O ccz está a cada dia pior nem castraçao estão fazendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome