Dinamismo e participação ativa marcam a 1ª Conferência Municipal da Juventude de Bodocó

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2011 às 10:33

A 1ª Conferência Municipal da Juventude de Bodocó, com o tema “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”, buscou articular, planejar e executar as políticas públicas voltadas para a juventude, visando a garantir os direitos dos jovens bodocoenses, segundo informações dos organizadores. Palestras, trabalhos de grupo, apresentação e votação de propostas, eleição de delegados, leitura do regimento, além de dinâmicas e apresentações culturais, integraram a programação.

Estiveram presentes no evento a secretária municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, Iana Cláudia, a primeira-dama e secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Héldna Alves, o representante da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Gilmar Dias, os facilitadores Kalmarcos Emanuel (professor) Rosany Lócio (bióloga), Danyella Paiva (enfermeira), Jussielmo Bezerra (advogado) e Pedro Leonardo (vereador), além de outras autoridades e cerca de 180 jovens.

Cinco eixos integraram as discussões da conferência: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e vida segura; Direito à participação.

Entre as propostas formuladas e apresentadas pelos jovens, cinco ganharam destaque: Criação de um espaço cultural com cursos profissionalizantes para os jovens; criação de núcleo de educação ambiental, voltado para a zona rural do município; garantia de recursos financeiros do Governo Federal para ampliar as ações do Programa Saúde na Escola, para criação do ambulatório do adolescente composto por uma equipe multidisciplinar itinerante no âmbito escolar; fortalecimento na criação de grêmios estudantis nas escolas para reivindicações aos órgãos competentes do município; Garantia de recursos junto ao Governo Federal para ampliação de laboratórios de informática nas escolas do município. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários