Dilma e Joaquim Barbosa lamentam morte de Mandela

1

dilma/Foto: Agência BrasilJoaquim BarbosaDuas das maiores autoridades do país lamentaram, através de nota, a morte do líder africano Nelson Mandela, ocorrida na noite de ontem (5).

A presidente Dilma Rousseff retratou Mandela como “personalidade maior do século 20”.

“O governo e o povo brasileiros receberam consternados a notícia da morte de Nelson Mandela. Personalidade maior do século 20, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul. Seu combate transformou-se em um paradigma, não só para o continente africano, como para todos aqueles que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade. O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao Presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar. O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo”, diz a nota.

Primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa ressaltou “a dignidade e coragem” do líder africano.

“Em nome do Supremo Tribunal Federal, envio minhas profundas condolências à senhora Graça Machel e aos familiares de Nelson Mandela, assim como ao povo e ao governo sul-africanos. A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo”. (Fonte: G1/fotos reprodução)

1 COMENTÁRIO

  1. Que o ideal, a postura, a moral, a humildade e a ética de Nelson Mandela sirva de exemplo, espelho e ideal para Joaquim Barbosa e a todos os políticos-partidários do Brasil.
    Nelson Mandela nunca se mirou na imprensa para fazer espetáculo do seu ideal de liberdade! E praticou esse ideal da forma mais linda: Pela paz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome