Dia mais quente do ano em Petrolina foi registrado no último domingo; meteorologista alerta

por Carlos Britto // 29 de agosto de 2023 às 12:00

Foto: Blog do Carlos Britto

O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e especialista em Meteorologia, Mário Miranda, concedeu entrevista a este Blog, hoje (29), para falar sobre o atual cenário climático da região, que tem enfrentado baixa umidade do ar e altas temperaturas nos últimos dias. 

De acordo com os dados do Laboratório de Meteorologia da Univasf (LabMet), a maior temperatura registrada este ano em Petrolina foi no último domingo (27): 37,1 °C. No mesmo dia, a umidade relativa do ar caiu para 10,8%, o que deixa a situação em estado de alerta. “Com a umidade baixa, consequentemente, temos temperaturas elevadas. Estamos no evento El Niño (aquecimento das águas dos oceanos) combinado com outra situação. O ar de lá de cima – 10 km de altura e umidade de 3% – vem seco e se junta com o daqui, que também é seco, e causa esse problema”, explicou Mário Miranda.

O meteorologista explica, ainda, que a temperatura na cidade é maior do que na Zona Rural. “Tem hora que, dentro da cidade, a temperatura é mais alta quatro graus do que no campo. A madrugada no campo, geralmente, é mais fria dois graus do que na cidade. O motivo é o asfalto e as estruturas urbanas que se aquecem durante o dia e não perdem isso durante a noite”, destacou Mário Miranda.

As previsões apontam que o tempo na região deve continuar seco e com altas temperaturas nos próximos dias. “Nós tivemos um agravante nas últimas semanas. O sol, em determinadas áreas, tem manchas solares. Onde ocorrem essas manchas, há uma maior emissão de radiação do que nas áreas normais do sol. Ou seja, se o planeta está na direção dessa emissão maior de radiação, ele vai receber maior radiação e foi isso que aconteceu”, concluiu Mário Miranda.

Problemas de saúde

É importante neste período de forte calor que as pessoas se protejam evitando exposição ao sol, principalmente das 10h às 16h. Períodos com temperaturas muito elevadas, inclusive durante a noite, podem vir a causar problemas de saúde, especialmente em pessoas em condições mais vulneráveis, como idosos, crianças e doentes crônicos. 

Mas as recomendações são dirigidas à população em geral, que precisa redobrar os cuidados com a hidratação e proteção da pele. Por isso, a ingestão de líquidos e o uso do protetor solar são tão importantes. Evitar praticar atividades físicas nesses horários também é muito importante.

Dia mais quente do ano em Petrolina foi registrado no último domingo; meteorologista alerta

  1. Claudia disse:

    A falta de arborização em Petrolina é considerada crítica.

  2. Claudia disse:

    A secretaria do meio ambiente de Petrolina poderia fazer uma campanha para o plantio de àrvores. Essa cidade é extremadamente sem verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários