Dia de Natal tem 10,5% de atrasos nos vôos

por Carlos Britto // 25 de dezembro de 2008 às 15:00

Os aeroportos operam com poucos vôos em atraso nesta quinta-feira dia de Natal, em comparação com os níveis verificados nos últimos dias. Até as 12h, 87 dos 830 vôos previstos tiveram atrasos superiores a meia hora, o que representa 10,5% do total. Foram registrados cancelamentos de 119 vôos (14,3%) das partidas programadas. Entre os principais aeroportos do país, a situação mais complicada é em Brasília, com 30,6% de atrasos. O aeroporto do Galeão (RJ) tem 13,3 % de decolagens fora do horário. Em São Paulo, Guarulhos enfrenta 16,3% de atrasos. Por companhias, a Webjet registra o maior percentual de atrasos, 29,6% dos 27 vôos previstos ao longo do dia. Em segundo lugar aparece a OceanAir com 12,9% de decolagens fora do horário.

Até mesmo a Gol, empresa responsável pelo maior número de vôos atrasados nos últimos dias, conseguiu melhorar seu atendimento, após ser notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Procon de São Paulo. Dos 254 vôos programados pela Gol, 32 (12,6%) tiveram atraso superior a 30 minutos. A TAM registra 9,7% de atrasos.

Diantes de reclamações de atrasos e mudanças nos horários de viagem feitas pelos passageiros ao Procon, a Gol informou, em nota, que tomou algumas medidas para tentar evitar transtornos nos próximos dias, entre elas dobrar de dois para quatro o número de aviões reservas e reforçar seu efetivo dos guichês de check-in.

Para a Anac, a situação começou a caminhar para a normalização na quarta-feira, quando o diretor da Área de Serviços Aéreos, Marcelo Guaranys, disse ter considerado satisfatório o desempenho das empresas na quarta-feira.

“A situação já melhorou bastante em todo país e a expectativa, a partir de agora, é que volte à normalidade até a virada do ano”, afirmou Guaranys, ressaltando que a Anac está intensificando a fiscalização nos aeroportos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.