Dia das Crianças: Prodecon orienta petrolinenses sobre compra de presentes

0
Sede do Prodecon de Petrolina. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor de Petrolina (Prodecon) emitiu orientação e alerta aos consumidores sobre a compra de presentes para o Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira (12). O órgão de proteção salienta que há vários pontos a serem considerados quando se adquire produtos para crianças. As indicações de faixa etária e de segurança são alguns critérios importantes.

A compra de um brinquedo deve, acima de tudo, prezar pela segurança. É muito importante que o consumidor observe se o produto tem o selo do Inmetro, que é a garantia de que o brinquedo passou por testes de segurança. Um brinquedo sem a devida inspeção pode trazer riscos como substâncias tóxicas, peças muito pequenas que podem ser engolidas pelos pequenos, ou até mesmo partes cortantes que podem machucar a criança“, diz o diretor-presidente do Prodecon, Dhiego Serra.

Outra dica importante é sobre as trocas de produtos. De acordo com o Prodecon, é preciso ficar atento ao adquirir roupas e sapatos, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vício de qualidade (defeito de fábrica), ou seja, não são obrigadas a trocar o produto só porque o consumidor não gostou da cor, tipo, modelo, tamanho, etc.

Reclamações

Os consumidores que se sentirem lesados neste período e quiserem fazer alguma reclamação junto ao Prodecon podem procurar o órgão, que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, Centro da cidade, das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia da Identidade (RG), CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número (87) 3861-3066.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome