Dia ‘D’ de vacinação antirrábica imuniza animais na Orla de Juazeiro

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2023 às 15:22

Foto: Edinázio Dias/PMJ

Este sábado (2) foi de vacinação antirrábica na Orla de Juazeiro (BA), no Dia ‘D’ dedicado à imunização de animais. A campanha iniciou no município no dia 31 de julho e já foram aplicadas mais de 10 mil doses da vacina. “Neste Dia D, contamos com o apoio dos estudantes de Veterinária da Univasf e da Unibras. A raiva é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida ao ser humano, não tem cura e a única forma de prevenção é a vacina. Contamos com a colaboração das pessoas para que levem seus gatos e cachorros para tomar a vacina”, destacou a médica veterinária do Canil Gatil, Graziella Vasconcelos.

‘Toddi’ é um Pinscher de um ano de idade que pode ser pequeno no tamanho, mas sobrou coragem na hora de tomar a dose da vacina. “Sempre o vacinamos durante a campanha, pois sabemos como a raiva é perigosa não apenas para ele, mas para as pessoas também. E ele é da família, precisa ser cuidado com carinho”, disse a tutora de Toddi, Maria Risoleta de Souza.

Pontos de vacinação

A campanha segue até o dia 21 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) montou um ponto fixo para aplicação das doses que funciona no Núcleo de Endemias, localizado à Rua Visconde do Rio Branco, nº 07, Centro, de segunda a sábado, das 8h às 13h. As doses também estão sendo disponibilizadas nos bairros e na zona rural, de segunda a sábado, de maneira itinerante com o apoio dos agentes comunitários de saúde.

A vacina antirrábica protege cães e gatos contra a raiva. A aplicação da dose nos animais, a partir dos três meses de idade, é fundamental para a prevenção da doença, que costuma ser fatal em quase 100% dos casos e ainda pode contaminar seres humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…