‘Dia D’ da vacinação contra gripe em Petrolina será neste sábado

por Carlos Britto // 08 de julho de 2021 às 11:50

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará neste sábado (10) o dia D de vacinação contra a gripe. A vacina previne contra três tipos de vírus: Influenza B, H1N1 e H2N3. A campanha nacional teve início em abril e segue até amanhã (9), dentro do cronograma. No entanto, o município seguirá contemplando os grupos prioritários para imunização, não estendendo nesse momento para população geral. Até a presente data, foram vacinadas em torno de 40 mil pessoas contra a influenza em Petrolina.

A campanha nacional contempla gestantes, puérperas (com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais de saúde, idosos com 60 anos e mais, professores ativos, pessoas que possuem comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Petrolina segue vacinando especificamente os grupos preconizados para imunização, uma vez que as doses disponíveis contemplam apenas os grupos anteriormente estabelecidos. “Não podemos abrir a vacina para a população geral, uma vez que não vamos receber novas doses da vacina contra a gripe, e precisamos intensificar para alcançar cobertura do público prioritário. caso recebamos novas doses ampliaremos para a população em geral“, explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Para receber a dose é necessário apresentar documento oficial com foto e cartão de vacina. No caso das crianças que não tenham RG, pode-se levar a certidão de nascimento. Já os profissionais de saúde, além de documento oficial, precisam levar um documento que comprove o vínculo com sua atuação, bem como os outros grupos que também devem apresentar comprovação do seu vínculo empregatício, já as pessoas que possuem comorbidades devem apresentar um laudo médico. Vale ressaltar que as pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 devem aguardar, pelo menos, 14 dias de intervalo para receber a vacina da influenza, e as que foram diagnosticadas com Covid-19 devem aguardar 30 dias. Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde.

Polos de vacinação

Para ser vacinado contra a gripe, o público-alvo pode se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona urbana, das 8h às 17h ou na zona rural, das 8h às 13h. na área urbana há também as unidades móveis – na Praça do Bambuzinho, até 14h; no Residencial Vivendas, das 8h às 12h; no Residencial Monsenhor Bernardino,  das 13h às 17h; no Residencial Pomares, das 8h às 17h; na feira da Cohab Massangano, também das 8h às 17h; e no drive thru, na Porta do Rio (orla fluvial) das 8h às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *