Dezenas de construções são demolidas pela prefeitura nos bairros São Joaquim e Terras do Sul

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2011 às 16:14

Cerca de 18 imóveis foram demolidos pela Prefeitura de Petrolina nos bairros Terras dos Sul e São Joaquim. Mas esse número deve aumentar, já que a ação, que teve início na última terça-feira (22) ainda não terminou, de acordo com informações.

Segundo os responsáveis pelas contruções, eles compraram e pagaram pelo terreno, mas nunca receberam a documentação, somente recibos de compra e venda.

A prefeitura alega que a ação é uma forma de assegurar o combate à grilagem de terras, ou seja, invasão de terras públicas no município. São dezenas de construções que, segundo o governo municipal, são irregulares em uma área equivalente a aproximadamente 20 mil metros quadrados.

A derrubada é uma ação conjunta que contou com o apoio das Secretarias de Ordem Pública, Infraestrutura, Segurança Cidadã, juntamente com a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, órgão responsável pelo disciplinamento dessas construções no município, os galpões foram construídos por empresários visando ao lucro próprio – ação classificada como irregular por se tratar de uma área pública, local destinado a atender famílias carentes. Os construtores portam apenas contratos de compra e venda, o que não os qualifica como proprietários dos terrenos.

“A área pública não pode ser vendida e, portanto, a ação é configurada como irregular, por se tratar da invasão desse terreno visando ao benefício e lucros por parte dos responsáveis pelos galpões. Toda construção deve ser autorizada pela Prefeitura, regularizada com escrituras e, por isso, a intervenção no sentido de coibir ações de grilagem em nosso município”, explicou o secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcante.

O Blog conversou com  Gildaciano Pereira, um dos responsáveis pelas construções, que argumentou que nem todos os imóveis tinham destinação comercial., Ele lamentou a perda da casa que estava construindo. “Eu comprei meu terreno há cerca de três anos, por R$ 4,5 mil, e paguei com muito esforço, já tinha investido mais R$ 900 na construção e foi tudo pro chão por causa da prefeitura” disse. 

Dezenas de construções são demolidas pela prefeitura nos bairros São Joaquim e Terras do Sul

  1. Manoel junior fereira martins disse:

    Seria bom se a prefeitura realmente fosse fazer isso em terrenos envadidos em petrolina como um que tenho ao lado do trevo onde tem uma casa construida na entrada da rua, onde varias vezes fui tentar que a prefeitura toma-se uma posição e nada foi feito. quero saber se isso eles so fazem quando é em beneficio deles!!!

    1. Naja disse:

      onde é que tem terrenos envadidos perto do trevo? desconheço.

      1. Manoel junior fereira martins disse:

        de frente ao posto perto do trevo uma rua ta fechada pq tem uma casa logo na entrada! vou tira fotos e postar

      2. Watergate disse:

        Ei cobra, é INvadido.

  2. Silva disse:

    Boa tarde!
    È bom as pessoas terem mais cuidado com terrenos que são vendidos até mesmo por imobiliárias, para mais tarde não acontecer isso, no momento está havendo na cidade um grande murmurinho com respeito a um loteamneto chamado nova Petrolina.

  3. Mario Rodrigues disse:

    Carlos Brito,
    Não tenho procuração da Adm. Municipal para defender que somente ações deste tipo garantirão a tão prometida regularização dos terrenos para aqueles que precisam e não tem um local para levantar a sua casinha.
    Passei por lá no domingo à tarde e verifiquei que muitos e grandes muradas e galpões estavam sendo erguidos.
    Parabens para o Município pelo coragem.
    Que não pare por aí.

    .

  4. Manoel disse:

    Por acaso essas vendas não tem o dedo daquiela trambiqueira que já foi presa por causa de venda ilegal de terreno que não era dela?

  5. Naja disse:

    É só exigir antes de comprar a escritura, consultar cartório, justiça estadual, justiça federal, prefeitura…, depois não fiquem colocando a culpa no Município quando seus barracos forem derrubados.

  6. JOÃO disse:

    alguem me responda se souber,esses terrenos do são joaquim tem escrituras?eles tem os mesmos problemas do terra do sul?é confiavel comprar um terreno desses?

    1. Afrânio disse:

      João, é bom antes de qualquer negócio, verificar no cartório se o imóvel tem escritura e se o dono é quem estar le vendendo.

  7. cicera disse:

    comprei um terreno no sao jaoquim a 10 anos e tenho documentos para provar, que direito eu tenho sobre o terreno, como posso agir?

  8. fagner disse:

    comprei dois lotes no bairro sao joaquim,na quadra B sera que é invasao tambem? se for tem que botar na cadeia uma tal de VILÚ, que esta vendendo terenos lá, me informe se é isso mesmo, pq irei tomar providencias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários