Dez pernambucanos aparecem na lista dos 100 mais influentes no Congresso

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2013 às 16:35

SenadoresDez dos 28 parlamentares que formam as bancadas de Pernambuco na Câmara e no Senado estão entre os 100 nomes mais influentes no Congresso Nacional, segundo a lista divulgada ontem (7) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

A novidade é a inclusão do deputado federal Mendonça Filho (DEM) no seleto grupo. No ano passado ele foi alçado à condição de liderança em “ascensão”. O “time” é formado pelos três senadores (foto) e sete deputados. Pernambuco perde em representação apenas para São Paulo, com 21 indicações.

Além dos senadores Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), constam os deputados Bruno Araújo (PSDB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Mendonça Filho, Paulo Rubem Santiago (PDT), Sérgio Guerra (PSDB) e Sílvio Costa (PTB).

Com exceção de Mendonça Filho, todo o grupo pernambucano foi apontado com destaque pelo segundo ano consecutivo na lista. O Diap relacionou ainda o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) entre os parlamentares em “ascensão”. O pedetista foi citado na mesma condição em 2012. À época, Mendonça Filho e Luciana Santos (PCdoB) também foram apontados na categoria, mas somente o democrata ascendeu ao grupo dos “cabeças”.

O grupo

Segundo o departamento, estão incluídos na categoria em “ascensão” os congressistas que “vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais” e desempenham bem as funções, ao mesmo tempo em que “buscam abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”.

O grupo dos 100 mais influentes, segundo o Diap, é composto por 61 deputados federais e 39 senadores. Os dois partidos com maior número de indicações são justamente os que formam as maiores bancadas no Congresso, o PT (26) e o PMDB (16). Em seguida aparece o PSDB – principal legenda de oposição aos petistas –, com 12 nomes, e o PDT – que integra a base aliada da presidente Dilma Rousseff –, com seis nomes. (Fonte/foto: JC Online)

Dez pernambucanos aparecem na lista dos 100 mais influentes no Congresso

  1. Carlos disse:

    Cadê os de Petrolina??? Ou a influência deles não ultrapassa a ponte??
    Ou porque são inativos mesmo??w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *