Descoberta jazida de metal raríssimo na Bahia

por Carlos Britto // 19 de fevereiro de 2011 às 18:00

Barreiras (BA) tem a primeira reserva de tálio do Brasil. Em apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa Itaoeste, que detém a concessão para exploração da reserva, foi encontrado o equivalente para atender todo o consumo mundial, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos.

O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão. A reserva total de tálio metálico é superior a 60 milhões de gramas na primeira área onde a pesquisa foi concluída. Atualmente, o tálio é cotado a US$ 6 o grama.

Segundo a Itaoeste, o tálio pode ser empregado na produção de materiais de alta tecnologia, como contraste em exames cardiológicos por imagens e materiais temoelétricos (motores de automóveis, caldeiras industriais, chips de computador).

Também pode ser usado na produção de elemento supercondutor (HTS – High Temperature Superconductor), que são os mais eficientes para transmissão de energia, com mínimo de perdas. Um um cabo HTS pode substituir o equivalente a uma linha de transmissão de uma hidroelétrica, por exemplo.

Descoberta jazida de metal raríssimo na Bahia

  1. deraldomascarenhas de miranda disse:

    Quero deixar o meu comentário em relação a essa descoberta, sem dúvida a importancia e ímpar para a cidade de barreiras,bahia e brasil porém alguns cuidados devem ser tomados como por exemplo o retorno para a cidade de barreiras, sobre tudo as familias mais humildes investimento na saúde,educação, segurança,saneamento básico, moradias.

  2. disse:

    Antes do inicio dessa exploração, temos que nos preucupar com os moradores daquela localidade tendo em vista que o metal é cancerigino.

  3. Lafaiete Luiz disse:

    Essa descoberta interessa ao país, é de interesse público. O Sr. Olacyr terá que se conformar: o Congresso deve regulamentar a exploração do mineral.

  4. Anderson José Dias da Silva disse:

    O Oeste Baiano sempre foi rico. Cultura excepcional, solo muito fértil e agora, a descoberta de minério que pode ser estratégico. Mas e o nosso povo? O que vai “sobrar” para o povo? Precisamos de muita participação e organização para que as pessoas e a própria região sejam valorizadas. Que essa nova descoberta possa trazer mais dignidade e melhores condições de vida à população barreirense. Que a população seja informada e saiba concretamente de seus direitos sobre esta terra magnífica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários