Uma competição diferente, a começar pela distância das capitais baiana e pernambucana. Assim será o Desafio dos Sertões,que acontecerá em Juazeiro e Petrolina de 13 a 15 deste mês. O percurso da diversão e do “sofrimento” está definido em 130 km de caatinga, serras, rios de água, rios de areia, pedras, espinhos e muitas transições entre trekking, montain bike, natação, canoagem e técnicas verticais, numa prova válida pelos Campeonatos Baiano e Pernambucano, e também para o ranking brasileiro de Corrida de Aventura.
Estão confirmados atletas de Alagoas e de Sergipe e a competição envolverá disputas de quartetos e duplas.
Por se tratar de um local inédito para provas de aventuras, os competidores irão contemplar um cenário bem diferente dos já realizados pelos circuitos estaduais, passando sempre nas proximidades do rio São Francisco e por paisagens ora áridas ora verdejantes, a exemplo dos projetos de fruticultura irrigada. Segundo o coordenador local e membro da equipe Cactus Projetos de Aventura, Walter Guerra, o diferencial para os competidores nessa etapa será a flora repleta de mandacarus, cactos, faveleiras e outras catingueiras igualmente espinhosas.
Os aventureiros começam a chegar nesta sexta-feira (13). São quase 150 pessoas, entre atletas e equipes de apoio dos quatro estados participantes. O evento é uma realização da Federação Baiana de Corridas de Aventura, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA) de Juazeiro.
Cada atleta, durante o check-in, estará entregando 2 kg de alimentos não-perecíveis e também brinquedos para serem doados às comunidades do Vale do Salitre.


