Deputados federais querem explicações sobre falhas na avaliação das redações do Enem

por Carlos Britto // 27 de março de 2013 às 19:34

Câmara dos Deputados_640x436A Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27), o requerimento que pede informações ao ministro da Educação, Aluizio Mercadante, sobre os critérios utilizados na correção da redação do Enem. De autoria do deputado federal Mendonça Filho (DEM/PE), o requerimento foi apresentado após as denúncias da imprensa de que redações com erros grosseiros teriam recebido nota máxima no exame.

“Agora o Governo terá de esclarecer os fatos, pois a denúncia é grave e compromete a vida de milhares de jovens no País”, disse Mendonça. Os deputados querem saber dos critérios utilizados na correção das provas em relação aos pontos retirados dos candidatos atribuídos a erros na norma culta e os pontos atribuídos à compreensão e ao desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto.

O requerimento pede, ainda, que o ministro informe os pontos atribuídos aos argumentos e à defesa do ponto de vista abordados pelo aluno, os pontos atribuídos a utilização dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e os pontos atribuídos a conclusão e às propostas de intervenção ao problema abordado.

Segundo Mendonça, o Ministério deverá dar explicações e agir para corrigir os equívocos. “É inadmissível que a avaliação das redações do Enem fique sujeita a julgamento subjetivo e até mesmo ideológico. Isso gera insegurança para os estudantes e abre espaço para atos de favorecimento e até corrupção”, afirmou. (Fonte/foto: assessoria parlamentar)

Deputados federais querem explicações sobre falhas na avaliação das redações do Enem

  1. É BRINCADEIRA disse:

    Á ANOS QUE O ENEM VEM OCUPANDO ESPAÇO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TODOS OS ANOS APARECEM DEPUTADOS DISPOSTO A RESOLVER O PROBLEMA, MAS ESQUECEM QUE OS MESMO SÓ USAM A PEDAGOGIA DA CORRETIVIDADE, DEIXEM DE QUERER APRECER PARA CORRIGIR O QUE FOI ERRADO E COMECEM A ELEBORAR PROJETOS COM PEDAGOGIA PREVENTIVA AO ERRO, DESCULPA “ESQUECI QUE OS FILHOS DELES NÃO PRECISAM DE ENEM PARA ENTRAR NUMA FACULDADE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários