Deputados de oposição descobrem rodízio de alunos em Santa Maria da Boa Vista (PE)

11

RODZIO~1_360x480/Foto reprodução Folha PEEmbora o governador Eduardo Campos diga que “Pernambuco vai terminar esta década tendo a melhor escola pública do Brasil“, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) flagrou, em Santa Maria de Boa Vista, no Sertão do São Francisco, uma situação de descaso. Os deputados foram à escola estadual Pau Brasil, localizada na zona rural do município, e se depararam com um rodízio de alunos.

A escola estadual Pau Brasil tem 875 alunos. As duas turmas do programa Travessia estão sem aulas por falta de local adequado – algumas salas, construídas em gesso, correm risco de desabar. O mesmo problema faz com que cerca de 140 alunos (equivalente a cinco turmas) fiquem sem aula diariamente. Nenhuma turma tem aula todos os dias.

Além do rodízio, a bancada constatou esgoto estourado e ausência de funcionários. A denúncia foi feita por moradores da região.

O que nós vimos na escola estadual Pau Brasil é um exemplo das dificuldades que a rede pública do Estado vem enfrentando. Até achamos interessante o fato de o governador ter falado que quer transformar todas as escolas do estado em tempo integral, mas uma escola como essa, nem a condição básica de funcionamento se tem. Esse rodízio é um vexame para os alunos”, afirmou o deputado Betinho Gomes (PSDB).

Conhecemos aqui uma nova modalidade pedagógica, a do rodízio de aula. Eu nunca tinha visto uma situação como esta. Não é à toa que Pernambuco tem um dos piores IDEBs do país, uma das piores redes estaduais de ensino de todo o Brasil. Estamos aqui mostrando o Pernambuco real, muito diferente da publicidade do governo do Estado“, complementou Daniel Coelho (PSDB). (Fonte: Blog de Jamildo)

11 COMENTÁRIOS

  1. Precisa-se urgentemente que este caso chegue ao conhecimento do Conselho Tutelar de Santa Maria a fim de que os Conselheiros possam representar contra os entes que dizem que promovem educação.

  2. Se o caso chegar ao conhecimento do Conselho Tutelar desta cidade, eles têm um instrumento em suas mãos que poderá modificar o rumo desta macabra história. REPRESENTAÇÃO ao Ministério Público, este é o instrumento. E o MP tem a obrigatoriedade de acatar a REPRESENTAÇÃO. Art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

  3. Líder do governo diz que construtora abandonou obras em escola alvo de denúncia da oposição

    POSTADO ÀS 19:23 EM 17 DE JULHO DE 2013

    O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Waldemar Borges (PSB), rebateu nesta quarta-feira (17) as críticas da oposição em relação às condições de uma escola estadual Pau Brasil, em Snata Maria da Boa Vista, no Sertão, que vive um rodízio de alunos por causa da falta de estrutura física. De acordo com o socialista, a construtora abandonou a obra na unidade de ensino.

    No Sertão, oposição flagra rodízio de alunos em escola

    “Os ilustres membros da oposição não precisavam ter ido ao Sertão para encontrar uma escola com dificuldade, nesse caso em função de uma construtora que não completou o serviço adequadamente, e por isso está sendo responsabilizada. Bastava eles terem se dirigido aqui bem pertinho, ao vizinho município de Jaboatão dos Guararapes, administrado pelo mesmo partido dos deputados (PSDB), para ver, não uma, mas um conjunto de escolas, no caso da rede municipal, que atravessam situações verdadeiramente precárias”, afirmou.

    O parlamentar destacou que, no caso do município de Jaboatão, esta parece ser a regra e não uma exceção isolada. “Gostaria de saber do deputado Betinho Gomes se as escolas Tecla Teixeira de Arruda, Nina de Oliveira, Novo Horizonte, Raquel Gomes, Ubaldino Figueirôa, Aníbal Varejão, Nova Visão, e poderia me estender por tantas outras, têm condições de funcionamento dentro dos critérios que ele usa para medir a escola que encontrou?, indagou Borges.

    O líder do governo afirmou que nessas escolas de Jaboatão, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), encontram-se turmas de alunos que até maio ainda não tinham assistido a uma única aula. “Mofo, infiltrações, goteiras, fiação exposta, tetos com reboco caindo, caixa d’água suspensa por vigas que estão com as ferragens aparecendo por falta de manutenção, uma que tem um único banheiro para todos os estudantes e para os trabalhadores, outras que inundam completamente nos dias de chuva, tudo isso ele encontra aqui juntinho, a poucos quilômetros”, criticou o deputado.

    O parlamentar ainda afirmou que Daniel Coelho deveria estar morando em Marte antes do governo de Eduardo Campos, já que disse que nunca tinah visto uma escola na situação da Pau Brasil.

    “Ele também não deve ter conhecimento que o nosso IDEB tem melhorado e que nossas escolas semi-integrais alcançaram, em 2012, média 3,9 no IDEPE, as integrais 4,5 e as Escolas Técnicas 5,0. Enquanto que a média Brasil para o ensino médio foi de 3,5 e o melhor Estado brasileiro foi 4,0, Santa Catarina”, acrescentou. Ele afirmou que, em 2013, já somam 285 escolas de referência e técnicas em Pernambuco. “Até 2014, o estado contará com 300 escolas de referência e 40 técnicas que garantirá o acesso de cerca mais de 80% dos estudantes pernambucanos ao ensino integral”, acrescentou.

    O deputado acredita que o futuro da escola pública em Pernambuco está nas escolas em tempo integral e o estado está mostrando, através dos números, que está no caminho certo. “Estamos avançando e muito, apesar da torcida contra e do incoerente jogo de cena dos que usam um critério para apontar o dedo acusando e critérios diferentes quando se trata de analisar as próprias dificuldades”, concluiu.

    Fonte: (Blog de Jamildo)

  4. Líder do governo na Alepe critica “jogo de cena” da oposição

    O líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Waldemar Borges (PSB), rebateu, ontem (17), as críticas da oposição em relação às condições de uma escola estadual no Sertão do São Francisco. Os deputados Daniel Coelho, Terezinha Nunes e Betinho Gomes – todos filiados ao PSDB – criticaram, na última quarta-feira, entre outras coisas, o sistema de rodízio implantado em uma unidade de ensino em Santa Maria da Boa Vista.

    “Os ilustres membros da oposição não precisavam ter ido ao Sertão para encontrar uma escola com dificuldade, nesse caso, em função de uma construtora que não completou o serviço adequadamente, abandonou a obra e por isso está sendo responsabilizada. Bastava eles terem se dirigido aqui bem pertinho, ao vizinho município de Jaboatão dos Guararapes, administrado pelo mesmo partido dos deputados, para ver, não uma, mas um conjunto de escolas, no caso da rede municipal, que atravessam situações verdadeiramente precárias”, alfinetou Waldemar.

    O parlamentar destacou que, no caso do município de Jaboatão dos Guararapes, esta parece ser a regra e não uma exceção isolada. “Gostaria de saber do deputado Betinho Gomes se as escolas Tecla Teixeira de Arruda, Nina de Oliveira, Novo Horizonte, Raquel Gomes, Ubaldino Figueirôa, Aníbal Varejão e Nova Visão têm condições de funcionamento dentro dos critérios que ele usa para medir a escola que encontrou”, indagou.

    Waldemar afirmou que nessas escolas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), encontram-se turmas de alunos que até o mês de maio ainda não tinham assistido a uma única aula. “Mofo, infiltrações, goteiras, fiação exposta, tetos com reboco caindo, caixa d’água suspensa por vigas que estão com as ferragens aparecendo por falta de manutenção, uma que tem um único banheiro para todos os estudantes e para os trabalhadores, outras que inundam completamente nos dias de chuva, tudo isso ele encontra aqui juntinho, a poucos quilômetros”, criticou o deputado.

    O socialista disse ainda acreditar que o futuro da escola pública no estado está nas escolas em tempo integral e que Pernambuco está mostrando, através dos números, que está no caminho certo. “Estamos avançando e muito, apesar da torcida contra e do incoerente jogo de cena dos que usam um critério para apontar o dedo acusando e critérios diferentes quando se trata de analisar as próprias dificuldades”, concluiu.

    Escrito por Magno Martins, às 09h30

    Fonte:http://www.blogdomagno.com.br/

  5. Em nota, Secretaria de Educação promete reforma de escola até fim do mês

    POSTADO ÀS 02:25 EM 18 DE JULHO DE 2013

    A Secretaria de Educação esclarece que a empresa contratada para a construção das salas de PVC da Escola Pau Brasil, a MS – Martins Santiago, iniciou as obras da unidade escolar e, por problemas financeiros, abandonou a obra.

    A SEE infoma que já realizou o distrato contratual com a referida empresa e optou por recuperar as salas de gesso da escola.

    “Até o final do mês de julho as salas estarão prontas”, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado.

    Fonte: Blog de Jamildo

    • EH UMA MENTIRA POIS AQUI NA ESCOLA NAU COMEÇOU NADA
      ESPERAMOS QUE AGORA COM ESSE MOVIMENTO TODO APARESSA ALGUMA EMPRESA
      MAS ATE AGORA NAO TINHA VINDO MINGUEM AQUI NA PAU BRASIL COMEÇAR NADA.
      SE EH PARA FALAR FALEM A VERDADE SOBRE NOSSA ESCOLA PAU BRASIL
      E KD A QUADRA DA ESCOLA QUE SO FICA NA PROMESSA
      FAZEMOS EDUCACAO FISICA NO SOL QUENTE OU NA SALA DE AULA PORQUE A QUADRA ESTA TODA RACHADA E SEM CONDIÇOES
      JA LEVEI UMA TOPADA LA QUE QUASE RANCA MEUS DEDOS
      O GOVERNADO DEVERIA TRAZER OS FILHOS DELE PARA ESTUDAREM COM AGENTE NAS MESA AZUL DA MERENDA PORQUE TAMOS SEM CARTEIRAS

    • VALEU DANIEL VAMOS TORCE PARA QUE MELHORE NOSSA SITUAÇAO
      FALTA TBM RESOLVER A SISTUAÇAO DOS ONIBUS CHEIOS DE TERRA
      A ESCOLA SO DEIXA A GENTE ENTRA DE FARDA MAIS A GENTE SAI DE CASA COM A CAMISA BRANCA E CHEGA NA ESCOLA TA TODA AMRELA DE GRUDE E TERRA NAS CADERAS DOS ONIBUS

    • RIDICULO EH NAUM FAZER NADA E DEIXAR A GENTE SEM AULAS E SEM PODER APRENDER
      SO FAZEM ISTO PORQUE SOMOS ALUNOS DO PROJETO E QUE NAO SOMOS TRATADOS COM RESPEITOS PELO ESTADO SEJA O GOVERNADOR DEPUTAOS PREFEITOS OU VEREADORES
      QUEREMOS UMA ESCOLA BOA PARA ESTUDAR E PODERMOS TER OPORTUNIDADE
      NAO EH FAVOR EH OBRIGAÇÃO DO GOVERNO E DE TODOS OS POLÍTICOS

      NAO FAZER ISSO EH QUE EH RIDICULO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome