Deputada Roberta Arraes alerta sobre casos de arborviroses em Pernambuco e pede engajamento dos sertanejos

0
Foto: divulgação

A deputada Roberta Arraes (PP) fez um chamamento e um alerta, durante discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no dia de ontem (21), sobre os casos das arboviroses nos municípios do Estado. A parlamentar afirmou que, segundo dados da Secretaria de Saúde, os números de casos no Sertão aumentaram de forma assustadora, evidenciando a necessidade de intensificação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

Em todo o Estado, 134 municípios estão em alerta. Até o dia 16 de fevereiro foram notificados 1.800 casos de dengue, 262 de chikugunya e 86 de zika, e ainda seis óbitos por conta das arboviroses.

Roberta ainda destacou o Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, lançado esse ano pelo governador Paulo Câmara, com aporte de recursos superior a R$ 7 milhões, aplicados na educação permanente, compra de equipamentos e investimentos em infraestrutura.

O plano apresentou novas medidas de controle, como a distribuição de materiais educativos nas escolas estaduais, capacitações para os agentes de endemias e técnicos de vigilância, com novas tecnologias de combate aos mosquitos, bem como aquisição de insumos para os municípios, geres e central da secretaria do Estado”, afirmou.

Engajamento

A deputada ainda convocou toda a população a se engajar na luta, além de clamar aos prefeitos para que possam agir urgentemente com ações efetivas contra as arbovirores. “É preciso estarmos atentos para reforçar o combate à esta epidemia, não só do Aedes aegypti, como também do culex (popularmente chamado de muriçoca).A luta é de todos contra esses mosquitos que tanto tem feito mal a nossa população”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome