Depois de Petrolina, Juazeiro também adota aplicativo que indica previsão de chegada e partida dos ônibus

0

aplicativo cittamobiDepois de Petrolina, foi a vez de Juazeiro (BA) ganhar nesta quinta-feira (29) o aplicativo de telefone celular específico para indicar a chegada e partida dos ônibus coletivos. O ‘CittaMobi’, desenvolvido pela empresa Cittati, em parceria com as Empresas de Transporte Coletivo e a prefeitura municipal, é gratuito e permite autonomia aos usuários. O aplicativo também já indica os ônibus adaptados para portadores de deficiência física. É só digitar o endereço em que se está e escolher a linha de ônibus. Em seguida, logo aparece a previsão da chegada dos veículos no ponto e as linhas de cada parada.

Funciona assim: os ônibus enviam um sinal para o aplicativo por meio de GPS. Ao clicar, a pessoa consegue verificar em tempo real a previsão da chegada de determinado ônibus na parada. Além disso, indica qual ônibus pegar para chegar ao destino pretendido. O recurso está disponível para os sistemas iOS e Android. A margem de erro é de dois minutos de atraso ou adiantamento.

CittaMobi Acessibilidade

Além do CittaMobi, a Cittati irá lançar em Juazeiro o CittaMobi Acessibilidade. Também gratuito, o aplicativo é voltado para deficientes visuais e permite autonomia aos usuários, pois indica, por sistema de voz e vibração, quanto tempo até a chegada ao ônibus na parada, além de todas as informações necessárias para embarque e desembarque.

O aplicativo foi desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, que perdeu a visão aos 23 anos e há seis anos conta com a ajuda de um cão-guia, com base em suas necessidades. “De casa já é possível acionar o aplicativo, programando a parada final de sua viagem. Nem é preciso carregá-lo na mão. Ele vibra ao identificar o ônibus, em um bolso de casaco, por exemplo“, conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome