Depois de Izacolândia e Rajada, distrito de Vermelhos também quer virar cidade

por Carlos Britto // 16 de setembro de 2013 às 16:32

comunidade vermelhosDepois de Izacolândia e Rajada, mais uma comunidade do Sertão do São Francisco pleiteia sua emancipação: o distrito de Vermelhos.

Localizado na zona rural de Lagoa Grande, Vermelhos vem sonhando com as chances de se transformar em cidade. E, segundo uma das lideranças do local, João Rodrigues da Silva, o anseio não é de hoje.

João, que preside a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais do Distrito de Vermelhos (Ascomprove), promoveu uma reunião extraordinária ontem (15), na sede provisória da entidade, para criar a comissão pró-emancipação do distrito.

Ele conta que as primeiras conversas relacionadas ao plebiscito sobre Vermelhos ‘cidade’ surgiram desde o ano passado, quando a direção da associação esteve em Petrolina reunida com alguns deputados. “Realizamos algumas consultas e obtivemos respostas bastante positivas. Em março deste ano enviamos um dos nossos diretores a Brasília para mais uma consulta na Câmara dos Deputados e chegamos a conclusão que o nosso distrito, envolvendo as comunidades circunvizinhas, já reúne todas as condições para ser um município-modelo para o Vale do São Francisco, para o Brasil e o mundo”, empolga-se.

Articulações

A partir de então, segundo o líder comunitário, a comissão vai seguir suas articulações através das conversas com as comunidades que compõe o distrito, assim como as negociações envolvendo órgãos institucionais para dar agilidade ao plebiscito. Na reunião de ontem participaram várias outras lideranças comunitárias, além do vereador Zé Baiano e Representantes de associações e comunidades da área ribeirinha. (Foto/divulgação)

Depois de Izacolândia e Rajada, distrito de Vermelhos também quer virar cidade

  1. Marivaldo disse:

    Com vários distritos no Brasil desejando emanciparem para municípios, a divisão dos recursos públicos para os mesmos, só proverão os vencimentos salariais dos gestores, legisladores,funcionários efetivos, comissionados e contratados!

  2. Snoop disse:

    Todo mundo querendo uma teta

  3. bui disse:

    DA QUI APOUCO É JUTAÍ, ENTÃO,PREFEITO DONI, TÉM QUE VÊ COM SEU PAI,O QUE ESTÁ ACONTECENDO,POR QUE DAQUI APOUCO, LAGOA GRANDE, VAI SER MUNICÍPIO DE RAJADA.

  4. verlania disse:

    É CADA UMA…. VAI CRESCER VERMELHOS PRA DEPOIS APARECER…

  5. jose francisco disse:

    Caso não tenha ocorrido mudança recente, a emancipação só é possível, entre outras exigências, que a comunidade pleiteante seja oficialmente DISTRITO. o que não é o caso de Izacolandia e Vermelhos, Rajada, sim, é distrito por força de lei.

  6. Kaio da Silva Lima disse:

    minha opinião era que cada distrito que pleiteasse ser cidade, devia ter um infra estrutura bem avançada, nenhum destes distrito tem um hospital, bons colegios, faculdade, é bem interessante ser cidade e quando precisar de estudos, hospitais correr para petrolina, ser cidade por ser é bem melhor continuar como distrito. izacolandia devia ser distrito de lagoa grande, embora que quer ser cidade e já ouvir falar que querem as terras até a embrapa, kkkkkkkkk, que gracinha, que tetinha boa.

  7. pedro disse:

    concordo kaio veja dormentes e afranio adoeceu manda para petrolina,filho cresceu manda procurar emprego ou estudar em petrolina, alem do mais quando aqui chega traz os costumes de sua cidade junto com ele fazendo com que nossa cidade fique proviciana nenhuma critica pois sou do interior mais deixei certos habitos que não se aplica em uma cidade grande.( direitos e deveres)

    1. jose francisco disse:

      o Pedro se livrou de certos hábitos, menos do preconceito. Cuidado, cara!!!

  8. GILDO SANTANA disse:

    Izacolândia deve pertencer a Lagoa Grande. Será um absurdo se passar a ser cidade. Só porque tem uma ponte em cima de um riacho dividindo as mesmas não é motivo para emancipação. Agora sabemos o “real” interesse nessa história. Mais: 1 prefeito, 1 vice, 9 vereadores, vários secretários, cargos comissionados e blá, blá, blá, blá. Sou contra a emancipação.

  9. Geraldo Santos disse:

    Em vez de vermos o Brasil crescer, vemos sim um retrocesso!

    Um absurdo esses lugares virarem municípios. Qual a vantagem que terá o seu povo? Nenhum. A vantagem nascerá para os espertinhos que estão aptos a dilapidar os cofres públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários