Depois da área urbana, equipes da prefeitura fazem retirada de abelhas na Zona Rural de Juazeiro

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

Depois da captura de abelhas na Zona Urbana de Juazeiro (BA), a equipe de técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) visitou esta semana os distritos de Carnaíba do Sertão e Juremal, na zona rural do município, atendendo um chamado da população. Em Juremal, os técnicos retiraram dois enxames que estavam colocando em risco a segurança dos moradores. Um foi localizado na antiga estação ferroviária do distrito e outro estava na parede da residência de uma idosa.

A retirada dos insetos trouxe alívio para a moradora. “A gente não estava podendo sair de casa com medo de levar uma picada das abelhas. Graças a Deus que o pessoal da prefeitura chegou aqui e retirou esse enxame“, agradeceu dona Almerinda Rodrigues.

Outro chamado atendido pela equipe da pasta foi realizado em Carnaíba do Sertão. As abelhas estavam numa árvore no quintal de uma residência da localidade. “Eu fiz a solicitação e a equipe da SEMAURB veio aqui e capturou as abelhas. Agora a gente está se sentindo seguro e sabendo que as abelhas vão ser devolvidas para a natureza, que é o local de origem delas. Estamos muito agradecidos“, frisou o morador do distrito Elisiomar Duarte de Araújo.

Da zona rural para a área urbana, os técnicos da Secretaria atenderam mais um chamado, desta vez no bairro Piranga II. Um grande enxame foi encontrado numa árvore na praça do bairro. As abelhas foram retiradas pelos fiscais ambientais e soltas numa área de reserva de caatinga. Em todas as ocorrências a espécie encontrada foi de abelha italiana africanizada.

Por causa da ação humana, das queimadas e da expansão urbana, as abelhas acabam perdendo o habitat natural delas, então saem à procura de alimento e de um novo local para se instalarem. Desde o início do ano a SEMAURB vem recebendo muitos chamados para capturar abelhas, uma média de 40 por mês. Alertamos à população que ao avistar um enxame, não mexa nem tente retirar por conta própria para evitar acidentes“, alertou Maria Izabel de Oliveira, que é fiscal de Saneamento e Melhoria do Meio Ambiente.

Como solicitar o serviço

A equipe de fiscalização ambiental da prefeitura realiza a captura de abelhas em logradouros públicos ou em residências de baixa renda. Para solicitar o serviço a população pode procurar a SEAMURB, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, no Centro de Juazeiro, ou através do telefone (74) 3612-3581.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

14 + catorze =