Agentes de portaria convocados pelo processo seletivo da Secretaria de Educação (Seduc) de Juazeiro (BA) denunciam que estão exercendo funções que, segundo eles, vão além do cargo para o qual foram contratados. De acordo com um servidor, os profissionais estariam atuando como vigilantes nas unidades escolares, inclusive em dias de feriado.
Segundo a denúncia, os agentes cumprem jornada das 7h30 às 17h, com intervalo para almoço. No entanto, quando há alunos aguardando os pais ou responsáveis, precisam permanecer até 17h10 ou 17h30. “Estamos sendo colocados como vigilantes. Todos os outros funcionários vão para casa nos feriados, mas o agente de portaria fica sozinho na escola, das 7h30 às 17h”, afirmou.
Ainda de acordo com os relatos, apenas feriados nacionais são considerados como folga. Nos demais, mesmo quando não há expediente regular para os demais servidores, os agentes permanecem nas unidades. “Só temos folga em feriado nacional. Nos outros, ficamos na escola sozinhos. Isso é desumano”, desabafou.
A categoria pede esclarecimentos sobre as atribuições do cargo e a carga horária exigida, além de revisão da escala de trabalho. A Redação encaminhou a demanda à Seduc, que informou que irá averiguar a situação.


