Demanda por testes aumenta em Petrolina e Juazeiro; prefeituras fazem recomendações

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2022 às 11:30

Foto: Blog Carlos Britto

Com o aumento das síndromes gripais em todo país, a demanda por testes para Covid-19 também aumentou. Em Petrolina (BA), o único ponto de testagem por livre demanda, situado no Centro de Convenções, área central da cidade, tem ficado lotado praticamente todos os dias. Segundo os usuários, é preciso reservar metade do dia para fazer o teste.

Em Juazeiro (BA) não é diferente. No ponto de testagem, também por demanda espontânea, no Centro de Cultura João Gilberto, na área central, os testes rápidos acabaram e os pacientes estão realizando o teste RT PCR, tendo de aguardar cinco dias para receber o resultado.

Ao Blog, as duas prefeituras deram recomendações para que a população possa se programar. Em Petrolina, a Secretaria Municial de Saúde (SMS) pede que as pessoas com sintomas gripais aguardem três dias após o início dos sintomas para irem até o ponto de testagem, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Aqueles que tiveram contato com casos positivos devem aguardar cinco dias para procurar o teste.

É necessário ir antes ao posto de saúde e passar por uma triagem para receber as recomendações de um profissional. Fazer o teste muito cedo pode dar um falso negativo, e isso não é bom. São feitos mais de 900 testes diários. O Centro de Convenções é um local amplo e ventilado. Não é necessário chegar muito cedo, pois todos serão atendidos”, disse a pasta.

Já em Juazeiro, a Sesau informou que a demanda aumentou em mais de 300% para a realização de testes rápidos. Com isso, o município aguarda a chegada de mais testes para dar segmento aos exames. Mas, os testes RT PCR continuam acontecendo. “Quem estiver com sintomas gripais deve procurar a unidades de saúde mais próxima, e lá os profissionais irão orientar qual a melhor medida para cada caso. Enquanto isso, as pessoas devem continuar mantendo as medidas de segurança”.

Demanda por testes aumenta em Petrolina e Juazeiro; prefeituras fazem recomendações

  1. Rafael Durval disse:

    São liberadas 350 fichas por dia e acaba muito rápido, a demanda está alta ea testagem diminuindo

  2. Nadiane Vieira disse:

    Não era pra menos,com tantas festas acontecendo,do final do ano pra cá foram muitas festas particulares,e todas lotadas,não adiantou nada o cancelamento de carnaval,por mim esses shows eram cancelados,por que depois não tem atendimento suficiente pra uma multidão de pessoas doentes.

  3. Nadiane Vieira disse:

    Parece mais,início de pandemia,deveria voltar com os boletins de casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.