Defesa Civil orienta população sobre os cuidados durante período de chuva

por Carlos Britto // 26 de outubro de 2022 às 18:40

Foto: PMP

De acordo a Defesa Civil de Petrolina, nos próximos dias há possibilidade de iniciar o período chuvoso na cidade, que é caracterizado por precipitações pluviométricas de alta intensidade e ventos fortes. Diante disso, a pasta alerta a população para ter cuidados redobrados dentro e fora de casa – antes, durante e depois dos temporais.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio, é importante que as pessoas fiquem atentas a alguns procedimentos que podem ser tomados para minimizar danos e evitar possíveis transtornos ocasionados pelas chuvas. Embora não se tenha registro de ocorrências graves durante as últimas 24 horas, o coordenador informa que é realizado monitoramento constantemente a fim de avisar a população em caso de chuvas e como proceder nesses casos.

Durante as precipitações a população deve evitar áreas de alagamentos e não trafegar em ruas próximas aos canais, pois há risco de seu nível se alterar rapidamente, podendo acarretar transbordamentos. Também não é recomendado buscar abrigo ou estacionar veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Devem ser evitadas áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis, estacionamentos, entre outros locais.

Dentro de casa

De acordo com a Defesa Civil, é importante que cada morador faça revisão do madeiramento e reforce a amarração do telhado. Os aparelhos elétricos devem estar desligados das tomadas, assim como o gás.  Para evitar acidentes com ventos fortes, recomenda-se abaixar para o piso todos os objetos que possam cair dentro das residências (exceto em área inundável). Em caso de emergência, a população que precise de atendimento deve ligar para Ouvidoria, no número 156, ou pelo WhatsApp (87) 9 8844-2540, ou ainda para o Corpo de Bombeiros no 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.