Defesa Civil de Petrolina alerta para baixa umidade e temperaturas mais altas

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2022 às 09:18

Foto: reprodução

Os petrolinenses já perceberam que o tempo frio, motivo de alegria para muita gente, está ficando para trás. A massa de ar seco e quente que chegou ao Sertão do São Francisco, além de elevar a temperatura à marca dos 36ºC nos próximos dias no município, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante esse período, a umidade deve variar entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio, neste mês alguns cuidados devem ser redobrados para evitar complicações. “Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco, mais quente, e é quando os focos de incêndio aumentam. Por isso, precisamos também tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar”, relata.

Com o clima assim, a Defesa Civil orienta a população a tomar bastante líquido e evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, outros cuidados simples como umidificar ambientes, evitar alimentos muitos salgados ou condimentados, passar hidratante no corpo, evitar a permanência em ambientes fechados e usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos também podem contribuir para aliviar o desconforto.

Em caso de emergência, a pessoa deve solicitar o apoio da Defesa Civil no telefone 153 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.