Defesa Civil de Juazeiro e bombeiros chamam atenção para quantidade de incêndios

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2023 às 21:31

Foto: Edinázio Dias/Ascom PMJ

Mudanças climáticas, baixa umidade relativa do ar, temperaturas que ultrapassam 30°C (ainda que no inverno), aliada à vegetação seca e a práticas de queimadas para limpeza de propriedades rurais são fatores que contribuem para o maior número incêndios no período de estiagem. Por esta razão a Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da sua Defesa Civil e em parceria com o 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), orientam a população para adoção de medidas preventivas.

A gestão municipal está em constante contato com o 9º BBM para, juntos, atuarem na prevenção e no combate de incêndios florestais. O coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, ressalta que a integração dos esforços e ações conjuntas propiciam mais segurança para os juazeirenses. “A gestão Suzana Ramos agradece a parceria do 9º BBM. Estamos trabalhando juntos para resguardar a vida de nossa população“, ressalta Ramiro Cordeiro.

Orientações

De acordo com o Capitão BM Florinato Sertão, Comandante da Base Florestal Norte, medidas de prevenção minimizam os impactos sociais e ambientais causados pelos incêndios.

Um dos grandes riscos nessa época é a utilização do fogo para limpar terrenos. É uma prática não recomendada, mas caso seja autorizada pelos órgãos competentes, requer os seguintes cuidados: tem que ser realizada antes das 10h ou após as 16h, momento em que o sol está mais brando; o terreno tem que estar limpo; os vizinhos devem ser comunicados para estarem alertas, caso o fogo não seja controlado. É interessante que ele busque estar juntamente com outras pessoas daquela localidade, com ferramentas adequadas. Dependendo da extensão do local, recomendo que informe o Corpo de Bombeiros para estar de sobreaviso“, orienta o Capitão.

As Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) são compostas por bombeiros militares de várias regiões da Bahia, formados em prevenção e combate a incêndio florestal com experiência e habilidade para fazer esse tipo de operação.

Estatísticas

Até junho deste ano já foram registrados 106 focos de incêndio na região norte, sendo 59 em Juazeiro. O número é considerado elevado, em comparação com o total do ano passado, com 117 focos em toda região norte. As ações integradas dos vários órgãos são fundamentais para combater as queimadas. Em casos de incêndio, a população deve comunicar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários