Defesa Civil de Juazeiro alerta para baixa umidade do ar e dá dicas

por Carlos Britto // 05 de outubro de 2022 às 10:06

Foto: Pedro Ângelo/Ascom PMJ

Em Juazeiro (BA), a Defesa Civil recebeu alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ontem (4), alertando para baixa umidade do ar na cidade. Segundo o boletim do Inmet, a umidade do ar deve atingir um índice entre 20% e 30%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, como índice ideal, 60%.

Sem expectativa de chuvas para o período atual, o ar seco deve continuar, o que além de exigir cuidados com a saúde, aumenta os riscos de incêndio em áreas de vegetação mais seca.

A orientação das autoridades de saúde é que as pessoas evitem fazer exercícios físicos ao ar livre até às 16h. Dentro de casa, também é importante manter alguns cuidados, como umidificar o ambiente com vaporizadores, bacias de água ou toalhas molhadas. Além disso, é preciso aumentar o consumo de líquidos e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol“, enfatiza o gestor da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro.

A Defesa Civil alerta ainda, que o tempo seco também favorece a ocorrência de incêndios florestais. Portanto, evitar acender fogo ou realizar qualquer tipo de queimada são orientações que contribuem para aumentar a segurança durante o período de estiagem. Em caso de emergências, o contato da Defesa Civil é (74) 99931-2210.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.