De volta a PE, Campus Party acontecerá pela 1ª vez em Petrolina e lança desafio a agrotechs

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2021 às 20:34

Foto: Wikipedia/reprodução arquivo

A Campus Party está de volta a Pernambuco e, pela primeira vez na história, acontecerá no Interior do Estado. Petrolina, uma das mais importantes cidades do Estado, irá sediar a edição híbrida da Campus Party Weekend, que será realizada nesta quinta (28), sexta (29) e sábado (30). Com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Instituto Campus Party e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o evento traz atividades presenciais realizadas no Campus da Univasf, conjugadas a transmissões de painéis para todo o Brasil.

“Estamos felizes e animados em retornar a Pernambuco, especialmente Petrolina, para realização de três dias de evento presencial. Teremos a 1ª Campus Party desta parceria com o Sebrae e o primeiro evento presencial na retomada. Compartilharemos aprendizados incríveis. Vamos experienciar muita novidade sobre Agritech, cidades inteligentes, empreendedorismo, e-commerce e biotecnologia”, celebra o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.

Entre os destaques, está a realização do Ideathon da Campus Week Petrolina – uma maratona de desenvolvimento de ideias e soluções que tem o objetivo de construir um Business Model Canvas real, permitindo que as soluções desenvolvidas tenham oportunidades reais no mercado. Nas últimas duas décadas, a Campus Party tem sido catalisadora da criação de uma comunidade digital e de um ambiente de integração capaz de formar um ecossistema sólido de desenvolvimento social, econômico, inovador, científico e cultural no mundo digital.

O Ideathon da Campus Week Petrolina será realizado em parceria com o Sebrae e Governo de Pernambuco e premiará futuras Agrotechs que visam a contribuir para a melhora da logística na agricultura familiar, infraestrutura e tecnologia no campo, beneficiando o Vale do São Francisco no Sertão de Pernambuco. A programação do Ideathon da Campus Week Petrolina compreende sessões de mentoria, oficinas e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas. Os interessados devem acessar o edital e o formulário de inscrição no site https://ideathonpetrolina.4.events/#/.

As inscrições são gratuitas e foram encerradas ontem (24), por meio do preenchimento de todos os campos obrigatórios no formulário eletrônico de pré-inscrição. A equipe vencedora poderá conhecer a Campus Party com direito a ingresso, camping e traslado aéreo para os três integrantes do time.

A edição contará, ainda, com espaço maker, que acontece na sexta e sábado, onde os participantes poderão aprender a prototipar seus produtos com precisão, criar objetos incríveis ou personalizar brindes e presentes. Serão três oficinas com a participação de Henri Coelho, fundador da Hactus Criative, mecatrônico e design que fará o workshop ‘Meu primeiro artefato digital maker’, pelo qual trará os conceitos principais sobre desenho, corte, gravação e montagem de artefato personalizado; Dayanne Pimentel, sócia da Hactus Criative, que irá ensinar sobre corte e montagem de miniatura de esqueleto de dinossauro T-Rex; e de Brenda Pereira, curiosa, aprendiz e especialista na área maker, que fará apresentação sobre Empreendedorismo Feminino, com tecnologias digitais para artesanato maker, dos produtos e possibilidade de venda.

Estratégia

Ter Petrolina como palco desta nova edição é estratégico como iniciativa de interiorização da inovação para estudantes, academia, sociedade civil e setores produtivos pernambucanos. Além de promover uma conexão direta entre microempreendedores e pequenos negócios localizados fora da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao que há de mais novo em soluções inovadoras para transformar o mundo. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, destaca que as premissas da Campus Party encontram enormes semelhanças com os eixos de atuação do Governo de Pernambuco, a partir de sua estratégia de Ciência,Tecnologia e Inovação (CT&I).

Pernambuco está na vanguarda de políticas públicas de apoio à produção científica, formação de pessoas em habilidades de futuro e fortalecimento do ecossistema de Inovação. Eixos essenciais para a retomada econômica. O atual grau de maturidade alcançado pelos programas e iniciativas do Governo do Estado foi alcançado porque definimos como prioritária a interiorização da CT&I. Nesse contexto, ter Petrolina, cidade polo do Sertão do São Francisco, como sede do retorno da Campus Party ao Estado, é mais uma mostra de como estamos atuando do Sertão ao Cais, colocando todas as regiões de desenvolvimento na rota do futuro“, contextualiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *