De forma lúdica, livro enaltece cultura do povo Pankará

por Carlos Britto // 12 de outubro de 2023 às 21:12

Foto: divulgação

O livro ‘Sou Pankará: sou indígena do sertão de Pernambuco’, de autoria da professora doutora Ana Selia Novaes Pankará e do estudante de Medicina Thiago Novaes Pankará, mãe e filho, estará em pré-lançamento em um dos maiores eventos literários do país, a 14ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece até este domingo (15) no Centro de Convenções de Olinda.

Pertencentes ao povo Pankará, de Carnaubeira da Penha (PE), Sertão de Itaparica, os autores são integrantes do grupo de pesquisa ‘Fauna e Flora da Caatinga’, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A obra conta a história de Ana, uma menina indígena do povo Pankará, que vive muitas aventuras numa aldeia localizada em Carnaubeira da Penha, junto ao seu melhor amigo – um umbuzeiro -, enfatizando a interação harmoniosa entre a pessoa indígena e seu lugar. Destacam-se outros temas, a exemplo de infância, preconceitos, superação, relações sociais, escolarização e identidade.

Ana Selia e Thiago, que há anos pesquisam, escrevem e contam histórias sobre a cultura indígena regional, apostam na ideia de proporcionar materiais lúdicos e informativos para subsidiar o processo formativo e educacional da criança e do adolescente.

Surgido no contexto da oralidade e das experiências que marcaram as trajetórias dos autores, o livro proporciona uma agradável leitura, com personagens cativantes e um cenário dinâmico e atrativo, permitindo ao leitor conhecer aspectos socioculturais de povos originários nordestinos, desconstruir estereótipos e conhecer suas relações com a Caatinga. Contando com o trabalho artístico da ilustradora Camila de Sousa Santos, mãe e filho escrevem a história da pequena Ana e esperam que ela possa encontrar lugar no coração dos leitores, sejam eles crianças ou adultos.

Etnografia indígena

Fruto de traços autobiográficos associados à etnografia indígena pernambucana, tema pouco difundido e debatido no mundo literário, a obra tem em vista a sensibilização e a reflexão crítica dos leitores, por meio da valorização das temáticas que envolvem os povos originários do Nordeste brasileiro. “Minha mãe é grande fonte de inspiração para mim. Desde criança, ouço histórias sobre sua infância na comunidade indígena e como sua vida foi marcada por situações incríveis. Com base nesses ‘causos’, essa obra é uma decisão nossa para homenagear suas memórias e vivências, reunindo uma miscelânea de acontecimentos”, explica Thiago. Mais detalhes sobre o livro e os autores podem ser conferidos no link disponibilizado pelo Blog.

Foto: divulgação

De forma lúdica, livro enaltece cultura do povo Pankará

  1. O povo indígena merece ainda mais destaque e valorização, parabéns para a professora doutora e para o estudante de medicina e também para esse blog que passou essa notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários