Davi Alcolumbre escolhe novo presidente da Codevasf

por Carlos Britto // 20 de maio de 2025 às 15:40

Foto: Cássio Moreira/arquivo pessoal

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-BA), escolheu o novo presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). Será Lucas Felipe de Oliveira (foto), atual gerente executivo da área estratégica da empresa. O nome está na Casa Civil para aprovação, mas já foi chancelado por lideranças do Palácio do Planalto em conversas anteriores.

Lucas Felipe foi indicado pelo atual diretor-presidente da estatal, Marcelo Moreira. Alcolumbre pediu um nome técnico para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na empresa.

Moreira foi indicado ao cargo pelo deputado Elmar Nascimento (União-BA), em 2019, ainda no governo de Jair Bolsonaro.

O atual presidente recebeu propostas do setor privado e tem negociado o nome para sua substituição desde março. Antes da Codevasf, o executivo trabalhou na Odebrecht. A Codevasf é uma das mais cobiçadas empresas estatais para envio de emendas parlamentares e atua em obras de pavimentação, maquinário agrícola e irrigação.

Antecessor

A troca ocorre em meio às investigações da Polícia Federal (PF) referentes à Operação ‘Overclean’, sobre contratos da Codevasf na cidade baiana de Campo Formoso (Norte do Estado). A suspeita é de que propinas foram pagas para favorecer a empresa Allpha Pavimentações.

O ex-superintendente da estatal da cidade de Juazeiro, engenheiro Miled Cussa Filho, acusou Moreira de fazer pressão, após ele ter colaborado com a investigação. O novo presidente escolhido ainda precisa passar por aprovação da Casa Civil e do conselho da estatal.

A Codevasf negou ter conhecimento de suposta pressão denunciada pelo ex-superintendente. O desligamento, segundo a Codevasf, “buscou ampliar garantias de transparência e integridade para os processos de apuração“. Cunha Filho nega que tenha sofrido alguma pressão de Elmar, enquanto esteve no cargo. (Fonte: R7 e UOL)

Davi Alcolumbre escolhe novo presidente da Codevasf

  1. EDILBERTO disse:

    No Brasil enquanto continuar essa indicação de presidentes de empresas estatais por politicos, nunca vai acabar os desvios de finalidades nas empresas. O político da vez no governo, coloca um “comparsa” dele pra defender interesses políticos e não da empresa. Teria que ser um funcionário concursado, experiente na atividade e sem conexão com politico, com autonomia para gerir a empresa. Qual seria o interesse do político? A não ser usar a estatal em beneficio próprio e partidário, chega! Vamos EVOLUIR, respeitar o dinheiro do contribuinte.

  2. Otavio⁰ disse:

    Davi alcolumbre? Vocês estão querendo acabar com a CODEVASF, Esse sujeito não vale o que o gato enterra.

  3. Sempre Atento disse:

    Se já não tava prestando os serviços agora vai fechar de vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários