D. Luiz Cappio receberá Prêmio de Cidadão do Mundo

por Carlos Britto // 10 de abril de 2009 às 16:00

Após o recebimento do prêmio Pax Christi, em outubro de 2008, o bispo da Diocese da Barra, D. Luiz Cappio, será homenageado mais uma vez. No dia 9 de maio, D. Cappio receberá nacidade de Freiburg, na Alemanha, o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, dado pela Fundação Kant.

Essa é a terceira edição do prêmio que homenageia personalidades que se destacam pelo engajamento corajoso na defesa de grupos sociais marginalizados politicamente e socialmente, a favor dos direitos humanos e em defesa das bases sociais, naturais e culturais da vida. Idéias inspiradas na filosofia moral de Immanuel Kant.

Além do prêmio, a viagem de D. Cappio a Europa inclui uma agenda extensa de visitas e encontros que terão como principal objetivo retomar o debate sobre a transposição do rio São Francisco na Europa e o apoio solidário à luta em defesa do rio São Francisco e do Semi-árido brasileiro.

A programação inclui encontros com políticos, tomadores de decisão, representantes religiosos e a sociedade civil organizada, que na ocasião do jejum de D. Luiz Cappio, em 2007, apoiou maciçamente o bispo através do envio de cartas e e-mails. Na época foram mais de 20.000 manifestações eletrônicas de apoio encaminhadas ao gabinete do Presidente da República do Brasil e ao Ministério da Integração Nacional, órgão do governo responsável pela obra da transposição do rio. Estão programadas visitas às cidades alemãs de Frankfurt, Berlim, Bonn, Bremen e à cidade austríaca de Graz, juntamente com uma visita ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, na cidade francesa de Strassbourg.

Fonte: remaatlantico.org

D. Luiz Cappio receberá Prêmio de Cidadão do Mundo

  1. eu. disse:

    D.Cappio vc esta no lugar certo falamdo no locar errado´não sei fala nada

  2. Vitorio Rodrigues disse:

    Quando entrevistei dom Cáppio durante o seu jejum em Sobradinho, eu disse que para nós ambientalistas e para o rio São Francisco, ele seria muito mais útil vivo de que morto. Como ele decidiu pela vida depois de quase um mês de jejum. Ai está ele na luta de novo.

    Felicidade dom Cáppio.

  3. Opara disse:

    D. Cappio recebe o título de Cidadão do Mundo, e não recebe o de Cidadão de Petrolina, Enquanto insignificantes pessoas recebe o título maior de nossa cidade. De qualquer forma, parabéns D. Cappio por essa grande luta. Nós ribeirinhos não fazemos por merecer. Devíamos ter dado apoio maciço, mas não tivemos coragem de dar. Porém, a omissão é uma característica não somente nossa, mas de todo o povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *