Cursos de Medicina da Univasf conquistam conceito 5 no Enamed 2025

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2026 às 09:30

Foto: Univasf/arquivo

Os dois cursos de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertados em Petrolina (PE) e em Paulo Afonso (BA) conquistaram conceito 5, a nota máxima, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada especificamente para os cursos de Medicina. A avaliação foi realizada pela primeira vez em 2025 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O resultado do Enamed 2025 foi divulgado na tarde de segunda-feira (19) pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). Dos 351 cursos de instituições públicas e privadas analisados em todo o país por meio do Enamed apenas 49 obtiveram o conceito 5 e destes somente 14 estão situados no Nordeste, entre eles os dois cursos da Univasf. O Enamed contou com 89.024 participantes, entre estudantes concluintes e profissionais de medicina.

Realizaram o exame 75 concluintes da Univasf, dos quais 38 são do curso de Medicina de Petrolina e 37, de Paulo Afonso. O conceito do Enamed é calculado a partir do percentual de concluintes participantes que alcançam o desempenho igual ou acima da proficiência. Para ter conceito máximo, o curso deve apresentar no mínimo 90% de alunos proficientes. No caso da Univasf, entre os concluintes dos cursos de Petrolina e Paulo Afonso, 97,4% e 97,3% obtiveram a proficiência, respectivamente. Mais detalhes sobre o desempenho dos cursos nas duas cidades podem ser acessados aqui e aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários