Curso de Geografia da Univasf em Senhor do Bomfim recebe nota 5 do MEC

0

O curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi reconhecido com conceito 5, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ofertado no Campus Senhor do Bonfim, o curso recebeu a visita in loco dos avaliadores do Inep, que estiveram na instituição no período de 4 a 6 de fevereiro para formalizar o reconhecimento da licenciatura, criada em 2015.

O processo de avaliação de um curso de graduação envolve a visita dos avaliadores, a realização de reuniões com representantes da universidade, docentes e discentes, análise de documentos e da infraestrutura da instituição.

O coordenador do Colegiado de Geografia, professor Pedro Nóbrega, diz que diversos pontos contribuíram para que o curso fosse reconhecido com o conceito mais alto, entre eles, a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de forma democrática, o corpo docente capacitado e motivado para o magistério, a existência de laboratórios voltados para ensino, pesquisa e extensão e a infraestrutura nova e bem conservada da Univasf. Nóbrega também ressalta o empenho dos discentes como decisivo para a boa avaliação do curso.

A obtenção da nota 5 superou as expectativas da equipe do Colegiado de Geografia, que é formado por nove professores efetivos, todos com doutorado e atuando em regime de dedicação exclusiva, e dois professores substitutos. “Esse resultado reforça o sentimento de orgulho e compromisso na construção de uma universidade pública de qualidade”, afirmou. Ele frisou ainda que, apesar do bom desempenho, a luta para melhorar as condições de infraestrutura e de qualidade de ensino no curso de Geografia irá continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome