Curso da Embrapa Semiárido promove o uso eficiente de água na irrigação

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2010 às 15:10

irrigação.1Apesar de consolidado como o mais importante pólo de fruticultura tropical do país, pela qualidade da sua produção agrícola e a participação nos mercados nacional e internacional, o submédio do Vale do São Francisco ainda se ressente do uso pouco eficiente de um recurso fundamental: a água.

Para permitir aos agricultores tomarem as decisões adequadas no planejamento da irrigação já a partir do momento que se toma a decisão de implantar um pomar, a Embrapa convida profissionais da área a participarem do 9° Curso de Manejo de Irrigação. O evento acontecerá desta quarta (18) a sábado (21), no turno da noite, no escritório de apoio da Empresa, localizado no Centro de Convenções de Petrolina.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Brandão Braga, pesquisador da Embrapa Semiárido, não erra quem afirmar que a maioria absoluta dos agricultores irrigantes aplica água em excesso nas áreas que cultivam. Esta é uma realidade que pode ser estendida a todas as áreas irrigadas da região Nordeste e norte de Minas Gerais, revela.

O excesso de água nos pomares implantados nos solos rasos da região afeta a qualidade das frutas e deprecia o valor de mercado. Contudo, outro problema sério é o aumento da água nos sistemas de drenagem, que terminam por carrear nutrientes e reduzir a fertilidade do solo, além de levar defensivos agrícolas para o lençol freático, o que é prejudicial ao meio ambiente.

Os interessados em participar do curso podem se dirigir ao escritório da Embrapa que fica no Centro de Convenções de Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários