Crônica de uma morte anunciada: Imip encerra atividades em Petrolina

por Carlos Britto // 02 de julho de 2009 às 16:29

hospital-dom-malan5As recentes declarações do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, sobre a inviabilidade do município em manter o convênio com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) para gerir o Hospital Dom Malan (HDM), apenas reforçaram uma realidade praticamente irreversível, que se confirmou na tarde de hoje (02).

Por meio de uma nota emitida pela assessoria de comunicação, a direção do Imip informa que está encerrando suas atividades, após quase dez meses gerenciando o HDM.

A falta de recursos financeiros inviabilizou a parceria. O próprio Lóssio declarou, há alguns dias, que a prefeitura não tinha condições de arcar com R$ 1,5 milhão mensais para manter o convênio. Ele disse também que o mesmo convênio fora “mal calculado” pelo antecessor Odacy Amorim.  

Por Antonio Carlos Miranda

Crônica de uma morte anunciada: Imip encerra atividades em Petrolina

  1. Wellington Cruz disse:

    …..Uma historia marcada por lutas e conquistas se encerra assim sem mais nem menos!?!Eu lamento mais é pela polpulação isso tudo por simples “capricho” político…são 5 milhões de Reais será que não daria??? 1,5mi pro IMIP 2mi pro Trauma e 1,5 pra rede Básica…tão fácil esta matemática…bom os funcionarios de estado e prefeitura agora estão vibrando pela demissão de mais de 350 funcionários o que me conforta é saber que a justiça será feita mais não pelos homens daqui e sim a justiça divina.Resta agora torcer para que o povo não pague pelo que não deve … mais afinal o povo tem o prefeito que merece…

  2. Fernando disse:

    De volta a velha e péssima administração do D. Malan…

  3. Manezim do Juá disse:

    ” Vou-me embora pra Pasárgada

    Lá sou amigo do rei

    Lá tenho a mulher que eu quero

    Na cama que escolherei.

    Vou-me embora pra Pasárgada

    Aqui eu não sou feliz”…

    Manoel Bandeira

  4. Interessada disse:

    É vergonhoso para Petrolina!!!
    Lamento muito pelos funcionários do IMIp, com sacrificio mantema o HDM funcionando !

  5. epaminondas disse:

    a cabeça delles e assim mesmo.
    vai acbar fazendo igual a guilherme e vai fechar o dom malan…
    e uma tristeza!
    quando petrolina estava se aprumando perdemos a oportunidade de reeleger o sucessor de fernando.odaci tava indo direitinho…sem grandes obras e sem grandes confusoes.
    julio entroiu numa brecha historica e a cidade vai pagar o pato.
    elegenos um prefeito sem apetite ou sem conhecimento mas verdadeiramente sem humildade?
    sem humildade do governantes a cidade vai padecer.
    começou com o lixo depois foi a briga com odaci,veio entao o afastamento de ciro,o arrependimento d e tantos outros e agora segue os passos de guilherme.
    lembrem -se que guilerme fechou o dom malan.julio vai fazer igual?1

  6. Zé Cravinho disse:

    E la no Juazeiro o povo ta chiando porque o IMIP vai assumir o Hospital Regional de la.
    da pra entender?

  7. zeca de maroca disse:

    ô Wellington, os bons funcionários do IMIP/Dom Malan serão com certeza aproveitados no IMIP/Regional de Juazeiro. Os demais serão selecionados atravez do edital ja publicado. Quem for competente, está garantido.

  8. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    já vai tarde, deve ter ido embora mas nao pra muito longe, pois como juazeiro deu mais, pra lá foi, pelo menos lá tem o apoio do Estado, aqui em Petrolina estamos abandonado por Recife, o máximo que aqui chega é o tal de Chapéu de Palha.

  9. O FIM DO CONTRATO com o IMIP é bom e ruim ao mesmo tempo:

    BOM: para os funcionário.
    RUIM: para a população

    aluilce@spfc.com.br

  10. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    um aviso pra Eduardo Campos, 2010 tá chegando, ele que se cuide, esmola e circo nao engana mais ninguem (pelo menos em Petrolina).

  11. Carlos Andre disse:

    Boa Tarde,

    O fim melancolico anunciado anteriormente pelo nosso prefeito Dr. Julio de uma iniciativa que com certeza trazeria beneficio a populção, IMIP joga a toalha, acredito que tomou a decisão correta não da mais para suportar a campanha difamatoria promovida pela Prefeitura Municipal de Petrolina sobre um Orgão que conseguio obter reconhecimento Estadual e Federal pelos seus serviços prestados em Saúde. Mas como suportar tal pressão para impor a vontade propria e obter vantangens quem sabe escusas com a contratção de Clinicas particulares para suprir essa brecha de amigos e corregilionarios.
    O povo de Petrolina vai sentir quero ver como esse governo vai reagir, paraece brincadeira mas infelizmente é realidade. O que há por traz de tudo isso? Que vontade é essa de desacreditar uma organização tão seria como o IMIP ? não sei se conseguirei obter respostas, mas com certeza no futuro bem proximo saberemos basta prestar atenção nos projetos enviado pelo Sr. Prefeito Dr. Julio OCIO exemplo : Redução sem nenhuma explicação logica em um momento de queda de receita o valor do ISS para Cinicas e Hospitais Particulares.
    Por essa e outras é que administração está totalmente parada, engessada , vivendo uma mar de denuncias e cobranças e sem ao menos conseguir demonstrar com coerencia os numeros de receita e despesa do primeiro quadrimestre 2009.

    Que Deus nos ilumine…

    Abraço.

  12. Loyola disse:

    Como sempre a velha história…

    Culpa do antecessor..

    Até quando esse vai deixar de reclamar e vai trabalhar nessa joça!!!!

    Para de reclamar favas contadas que tua hora vai chegar!!!

  13. Cecilia Alencar disse:

    TUDO ISSO ESTÁ ACONTECENDO POR QUESTÃO POLÍTICA,É MUITO
    VERGONHOSO, MAS O POVO NÃO É BESTA, TODO MUNDO ESTÁ
    ENTENDENDO A JOGADA POLÍTICA, JÚLIO LÓSSIO NÃO TEM CULPA
    E QUEM PERDE É A CIDADE.
    CUIDADO FBCF, 2010 EM AÍ! O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS…

  14. Jair Lima disse:

    Lamentável…

  15. Cardoso-Macacada disse:

    É um pena, a população agora é que ta ferrada mesmo, a era Guilherme Coelho vai voltar!

  16. SOBREVIVENDO disse:

    Será que agora o prefeito vai despachar de dentro do D. Malan, como prometeu na campanha? Se com o imip a situação era ruim, imagine com a prefeitura e esta trupe péssima administrando o hospital o caos que se avizinha… Oh! meu Deus. Ainda faltam 03 anos e meio.

  17. Colega de Dr Aluilce disse:

    Caro colega,por favor não fale ou torne publico o que não sabe,vc não trabalha no IMIP/DOM MALAN,então como pode afirmar que a sua saida será “bom”para o funcionário? como funcionário daquela instituição posso afirmar que não há nessa cidade nenhum local com todas as condições dignas de trabalho como aquele,mas só para os que levam medicina a sério,e a exercem por amor,acho que o colega está se referindo ao antigo HDM,onde por muitas vezes o ouvir reclamar que não tinha condições de trabalho,no IMIP não encontramos nenhum colega com essa queixa!

  18. Perla disse:

    Atentem bem para este artista júlio lócio primeiro ele finge uma crise depois achando quem ganhou a pppulacao aplica o golpe,foi assim com os médicos,lixo,são joão ,imip,falta de apoio dos adversarios etc etc e em cada caso montando para honrar comromissos de campanha.estamos de olho!

  19. C. Borges disse:

    Enquanto houver quem se beneficie do caos e da ignorância, dificilmente as iniciativas no sentido de melhorar serão viáveis. Não é “interessante” a saúde pública funcionar, na verdade nunca foi… E infelizmente talvez nunca seja! Mas a vida é uma sucessão de causas e efeitos, e as contas chegam para alguém! Uma pena, né? Por outro lado, não podemos deixar de parabenizar os que poderão voltar a fazer raio x de cachorro, fazer do refeitório uma confeitaria e receber do governo sem precisar sequer se dar ao trabalho de pisar no hospital! Que possam retomar suas atividades sem maiores transtornos… Felicidades a vocês! rsrs

    Abraço a todos

  20. Interessada disse:

    JÁ PERDEMOS A CAPACIDADE DE NOS INDIGNARMOS. PORÉM, O PIOR É ACEITARMOS ESSAS COISAS, COMO SE TIVESSE QUE SER ASSIM MESMO, OU QUE NADA TEM MAIS JEITO.
    O IMIP está indo embora e Petrolina se cala a frente de mais este desmando de Julio Lóssio

  21. OPA disse:

    O DOM MALAN NÃO DÁ CERTO DESTE A GESTÃO DE GUILHERME, DAÍ PASSOU FERNANDO, ODACY, TUDO NO MESMO. O HOSPITAL SEMPRE CARENTE E SUCATEADO…

    É LAMENTÁVEL, SUCESSO AOS NOVOS GESTORES QUE TERÃO MUITO, MAIS MUITO TRABALHO, POIS LÁ NINGUÉM CHEGA PARA AJUDAR, MAS SIM MALHAR E TIRAR PROVEITO.

    sugestão: O HOSPITAL DEVERIA SER DEVOLVIDO AO ESTADO DE PERNAMBUCO.

  22. Juliane disse:

    De tão ridiculo chega a ser comico essa atitude do tal prefeito de Petrolina; ele dizia ser o prefeito da saude,e eu q infelismente votei nele (quanto arrependimento) estou convicta de q fiz a escolha errada. O imip é uma instituição séria reconhecida internacionalmente, e feliz da cidade q tem o privilegio de contar com um hospital q so atende sus como o IMIP, quem perde com isso é a população de Petrolina e cidades vizinhas. E tudo isso por uma questão de politica, quanta palhaçada dr Julio…. E que Deus nos ajude nessa longa caminhada,( aff ainda faltam 3 anos e meio) alguem lembra dessa frase???
    Agora so temos q rezar e pedir saude a Deus, pq se adoecermos é so c/ ele q poderemos contar…
    Saude a todos…….

  23. NIGEL ABAD disse:

    O caos instalou-se na Prefeitura de Petrolina-PE; a incompetência, o despreparo administrativo e político revelam a face de Júlio . Este cidadão com certeza ganhará o título de pior prefeito da história de nossa cidade. Esse forasteiro conseguiu enganar a maioria dos petrolinenses, estes hoje arrependidos pelo voto perdido. Vejam só a última dele: Rescindiu o contrato com o Hospital IMIP, uma instituição com credibilidade nacional e que foi vítima das jogadas políticas desastrosas do prefeito sem rumo e sem norte. Que pena…. mas o povo tem o prefeito que merece.

  24. carlos eduardo disse:

    eu quero ser correto; pra mim tanto faz imip ou hdm. porque num certo dia desses meu filho que tem 2anos e se chama gabriel apresentou febre muito alta,peguei minha moto e fui junto com minha mulrer até o HDM ,no meio do caminho proxímo ao TRAUMAS vir um homem com seu filho com febre muito alta correndo para oHDM. quando cheguei por volta de 01horas da manha lá ja tinham 3crianças com febre alta e as enfermeiras orientavámos a dar banho neles para baixar a febre. quando foi por volta de 03:30hs. todos nós revoltados por que não fomos atendidos por nem um médico,resolvemos entrar nas dependecia do hdm e encontramos a médica de plantão simplesmente dormindo. Eu liguei para a policia(190) e contei a historia eles disseram que não podiam fazer nada.Eu disse que se tratava de omissão de socorro.Ai eles vinheram e fizeram a médica dorminhoca trabalhar porque se não eles iriam dá-lhe vos de prissao. Hoje criei vergonha fiz um plano de saúde particular e não confio no poder publico. ora! um médico quando tira um plantão ganha $700,00 pra dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *