Cristina Costa promete “medidas drásticas” para garantir que Regimento Interno seja cumprido na Câmara

por Carlos Britto // 06 de maio de 2015 às 06:26

oficio cristinaNão é de agora que a vereadora Cristina Costa (PT) vinha reclamando da postura de alguns colegas na Casa Plínio Amorim. Mas ontem (5) ela ‘explodiu’ de vez. Após decidir deixar a sessão plenária, que era presidida pelo 1º vice-presidente da Mesa Diretora, Ibamar Fernandes (PRTB), devido ao presidente Osório Siqueira (PSB) estar de viagem, a vereadora não deixou por menos.

Após criticar a forma como Ibamar vem conduzindo, desde a semana passada, os trabalhos como presidente da Mesa, Cristina entrou com um ofício no qual deixa claro que não mais comparecerá às sessões quando Osório não estiver presente.

No documento, assinado pelo petista Geraldo da Acerola e vários outros vereadores, ela justifica que Ibamar “desrespeita” o Regimento Interno ao conduzir “de forma tendenciosa” a sessão legislativa, permitindo o tratamento diferenciado” na utilização do tempo de discurso dos vereadores na tribuna.

Cristina justificou ter tomado a atitude motivada também pelo clamor dos petrolinenses, que cada vez mais se colocam, através dos programas locais nas rádios, cobrando mais responsabilidade dos representantes da Casa ao cumprirem seu papel. “O presidente (Ibamar) quebra o Regimento ao ministrar o tempo a quem lhe interessa. Quando colegas deles estão falando, ele quer que a gente respeite, que é o correto. Mas quando a gente está falando, o colega adentra (interrompe) e ele não toma nenhuma providência. Aqui há um privilégio. Pra uns é dado um tempo de cinco minutos, que se torna 30, 40 e até 50 minutos. E pra outros, que o tempo é cortado”, criticou.

Ela lembrou da sessão da última quinta, quando sua colega, a 1ª secretária da Mesa, Maria Elena (PSB), passou pela mesma saia justa com Ibamar, quando esta tentou questionar o líder oposicionista Ronaldo Cancão (PSL) sobre a forma como interrogava o representante da Armup, Melo Júnior, por uma denúncia de suposta improbidade administrativa.

Papel desvirtuado

A vereadora disse que vai ter uma conversa ainda esta semana com Osório no sentido de que este tome uma atitude para garantir que o Regimento seja cumprido na Casa. Caso contrário, deixou claro que tomará medidas mais drásticas, via judicial, nesse sentido. No atual momento, Cristina diz não ter dúvidas que a Casa “está desvirtuando do seu papel” perante a população. “A partir do momento que a Casa descumpre seu Regimento Interno, e principalmente a Mesa Diretora, com certeza desvirtua de seu papel”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários