A vereadora Cristina Costa (PT) fez ontem (03) da tribuna da Casa Plínio Amorim um duro e polêmico discurso alusivo à vitória de Dilma Rousseff (PT), no último domingo (31/10). A mensagem teve como alvo alguns representantes das igrejas católica e evangélica, além do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB).
Num pronunciamento de pouco mais de dez minutos, Cristina afirmou que o candidato do PSDB, José Serra, não mereceu ganhar a eleição por ter optado conduzir a campanha “de forma indecente e covarde, desviando o foco do debate para tentar enganar as pessoas”. Segundo a vereadora, a atitude do tucano encontrou respaldo em alguns “bispos católicos conservadores, que à revelia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) se colocaram fora do jogo democrático e manipularam a questão da descriminalização do aborto, mobilizando até o Papa em Roma”, disparou.
Na saraivada de críticas, aproveitando que tem imunidade parlamentar, a petista também não poupou os pastores evangélicos, “que raivosamente partidarizaram (o debate). Todos estes foram desmoralizados”, desabafou. Cristina afirmou que todas essas manobras foram superadas pelo Partido dos Trabalhadores e seus aliados, e principalmente pelos brasileiros. “No final venceu a escolha legítima, através do voto. Dilma é a nossa presidente”, disse.
O prefeito Júlio Lóssio foi outro que não escapou do desabafo da petista. Para Cristina, Lóssio “foi na contramão da vontade do povo”. Ela acredita que mesmo pertencendo a um outro pensamento ideológico, o prefeito poderia ter pensado um pouco mais na população. “Mas acirrou a disputa eleitoral, contribuindo para as rasteiras, calúnias e preconceitos que se espalharam em nível nacional, a exemplo de a secretária de Educação (Célia Regina) reproduzir através de emails, textos depreciativos contra nossa candidata”, denunciou a petista.
Segundo Cristina, os problemas existentes na cidade poderiam ser resolvidos com a união de forças políticas “coisa que o prefeito não se preocupou ao acirrar a disputa política em Petrolina”, lamentou a vereadora, acrescentando que Lóssio encontra-se completamente fragilizado.
“Ele não conseguiu eleger nenhum candidato, seja presidente, governador, deputado estadual ou federal. Respeito a posição ideológica do cidadão Júlio Lóssio, mas não a posição do prefeito Júlio Lóssio, que deveria ter pensado na cidade, mas foi dele a opção de governar na contramão da história”, completou.




Acho que a vereadora e quem anda na contramao da DEMOCRACIA.
Realmente, se a igreja se preocupasse mais com a fome no mundo, a miséria das pessoas, a discriminação entre as raças, o preconceito entre as pessoas, o pedofilismo em suas entranhas, tavez, assim, fosse uma instituição mais apreciada!
No caso do prefeito de Petrolina, se ele se preocupasse mais com a situação da cidade, com o bem estar do cidadão petrolinense… teria melhor avaliado suas posições e caminhado com o PMDB do vice da Presidenta DILMA.
Não creu neu, se finou-se!
Religião nunca deveria se misturar com política, principalmente porque na área política temos várias “Barrabás”, ladrões, delapidadores do patrimônio público, corruptos e similares.
Aborto atualmente é questão séria, pois várias mulheres morrem ou dão entrada em hospitais vítimas de abortos mau feitos. Se o que as igrejas pregam não está servindo de ensinamento, visto o grande número de abortos, então que pelo menos elas reflitam sobre uma melhor forma de levar os ensinamentos da igreja as pessoas de forma que assimilem o que é pregado.
Sobre Júlio Lóssio, nem quero mais comentar, pois todos sabem que sou a favor do impeachment dele pelo não cumprimento das promessas de campanha na área da saúde.
A vitória de Dilma é sem dúvida, algo muito grandioso para a História da política brasileira! Muitos duvidavam, preconceituosos até escumungavam, mas não precisa discutir, criar comentários que só geram problemas, desviar a atenção para questões insignificantes, pois a população não quer saber disso! E sim quer saber de trabalho, compromisso sério com as questões públicas de quem compete. Não é justo a população sofrer a falta de quase tudo por causa de gestores que estão talvez pensando em si próprio. O Brasil precisa crescer mais! Petrolina cidade linda que cresce todo dia em…, o desejo de seus filhos é que não ande na contra-mão com a deficiencia nos serviços públicos e nem tão pouco com o preconceito,que é algo muito pequeno, e pobre, pois temos uma riqueza cultural muito grande! Basta olhar, ou querer enchergar! Nunca substime a capacidade,a inteligencia, … das pessoas, por mais humilde que seja! POVO SABE, TEM PODER E DAR RESPOSTAS! NÃO ADIANTA!
Parabéns Cristina, você falou o que milhares de petrolinenses gostariam de falar, mas infelizmente nem todos tem a mesma oportunidade da senhora. Tem muita gente na igreja que é hipócrita e faz de tudo para se aparecer. Por que não buscam se unir com as autoridades eletivas para resolver os problemas de moradia, educação, saúde… ? Eles n fazem nada, apenas críticas demagógicas. Sobre o prefeito não preciso comentar nada, pois ele não é digno de nenhuma crítica pq para falar de sua gestão precisaríamos baixar muito o nível. Uma verdadeira vergonha para a história da cidade. Só o tempo vai apagar esse vexame pseudo-político. Deixem o doutor renunicar…
Sr. Pedro !
A vereadora não falou da Igreja católica ou protestante e sim em grupos de católicos e evengélicos que se posicionaram partidariamente a favor do cadidato da direira que passou toda a campanha denegrindo a imagem da candidata Dilma, pelo vocabulário utilizado e raivoso sem respeitar a intimidade das pessoas vejo que você é eleitor de SERRA e empregado de Júlio Lóssio.
Seja homem honre as calças que veste e respeite a mulher CristinaCosta.
Olha, colocações como os de Cristina provam a falta de postura e de respeito com que ela trata aqueles que elegeram Dr. Julio. Ela sabe muito bem, como também os seus seguidores que, o PT só colocará faixa de prefeito se for em Petrolina de Góiás que para os desenformados temos uma xará. Esses comentários encomendados por partidários da oposição ao prefeito, devem servir para abastecer a despença dos que os fazem, enquanto alimentam a esperança de voltarem a mamar nas tetas da prefeitura, eu que já estou há 20 anos, concursado assisto de camarote esses anarquistas parecendo cachorro doido rodeando pirão quente.
a nobre vereadora tá falando d+. Parece que tem a língua maior que a boca. Vôte!
Gostaria de dizer para essa vereadora que a eleição já terminou e lembrá-lo que a presidente eleita, o governador e o prefeito de Petrolina, foram todos eleitos pelo povo e todos devem trabalhar pelo povo de Petrolina, até porque partido político não é time de futebol e o povo de Petrolina não sofrer com isso. Vai estudar vereadora.
Quero lembrar também ao comentarista Carlos Mendes que não existe mais esse negócio de deireita e esquerda, isso é coisa do passado, a não ser que você esteja falando das pernas e dos braços, ai sim, existe direita e esquerda.
Democracia não é unanimidade!!!
Cada um que faça suas considerações!!!
Aplaudo o discurso da vereadora Cristina Costa, lido neste impoluto blog.
Embora faça um aparte: o prefeito escolhe a opção que mais se identifica, como qualquer brasileiro. Talvez para Júlio Lóssio, o caminho mais difícil tenha sido o de apoiar Serra num canteiro de obras que virou PE durante os governos Lula e Eduardo.
A campanha, do primeiro ao último dia, se pautou pela despolitização do debate, pelos pejorativos preconceituosos de taxarem as pessoas na medida que “não voto em fulano porque é católico” ou “não voto em sicrano porque é evangélico”.
O debate a respeito de um país como o nosso: complexo e difuso, merecia maior profundidade de abordagem de TODOS os candidatos.
Contudo, vimos na postura do PSDB a ocultação do seu legado, os 8 anos de Fernando Henrique, e o oportunismo de pegar a carona no saldo positivo do governo Lula, com o adendo da experiência de seu candidato.
Creio que não devemos brincar com a fé das pessoas, muito menos usá-las como instrumentos eleitoreiros. repudio esta prática em todos os sentidos.
Como todas as instituições sociais, existem boas e más condutas por parte das pessoas. Não veto o direito de nenhuma instituição a se manifestar pró ou contra qualquer candidatura, mas que não faça isso ao demérito do oponente. Afinal, a generalização irracional leva a esteriótipos tristes de pessoas que saem das suas casas a procura de paz espiritual e não para serem achincalhadas por alguns que respondem a crimes comuns no judiciário.
Estado laico e livre de qualquer preconceito! Desarmemos este triste capítulo posto de modo burro por alguns nesta eleição e que sirva de exemplo para que não se tente manipular a orientação do voto a partir da fé.
Recomendo ver o discurso proferido pelo senador reeleito Magno Malta (PR-ES) sobre o assunto no site do Senado Federal.
Segue o link: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=105081&codAplicativo=2
Um grande abraço.
Sr. Roberto Guedes, o que tem a ver aborto com religião?
Aborto é caso de polícia! É crime de infaticídio, como pode a mãe matar o próprio filho!?
Como pode o PT e Dilma defenderem a morte a qualquer custo?!
Por favor digo eu, NÃO MISTURE RELIGIÃO COM CRIME DE ABORTO, CRIME ESSE QUE DEVERIA SER HEDIONDO!
Pela sua lógica deveria legalizar o homicídio (pois ocorrem 50.000 assassinados todos os anos), a cocaína (pois é abertamente consumida), assalto, corrupção, estupro… pense numa lógica petista!
Legalizar com a desculpa de isso ou aquilo já é praticado, faça mil favores!
Sr. Braulio, faça mil favores, não vem dizer que Pernambuco é um canteiro de obras!
Petrolina e o São Francisco ficou de fora dos projetos de Lula e Eduardo.
Diga assim, a região de RMR e Suape viraram um canteiro de obras, não diga Pernambuco, que isso não é verdade!
Outra coisa, o que tem a ver Estado Laico com o fato de Dilma ser a favor do aborto, ela e o PT?
ABORTO NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO!
ABORTO É CRIME, É INFATICÍDIO! DEVERIA SER CRIME HEDIONDO!
No resto, leia o q eu escrevi anteriormente!
Eu já disse …. vai trabalhar vereadora. Logo logo vai aparecer outra vestida de vermelho, e toma o teu lugar. Isabel já está fora. logo mais é você. É melhor fazer alguma coisa. Essa historia de Dilma já passou… tá eleita e inclusive já está aumentando imposto. A concorrencia tá grande. Falar mau do prefeito já tá ficando velho e todo mundo faz. É muito facil, basta abrir a boca. Voce foi eleita para melhorar a vida de quem o elegeu. Cadê seus projetos. Cadê suas melhorias na cidade, nos bairros que te votaram. Abram o olho com esses vereadores bom de conversa e ruim de trabalho, Petrolina.
OH CRISTINA! VC SABIA QUE VC NAO VAI MAIS SE REELEGER NA PROXIMA ELEIÇAO?
POIS EH VC NAO VAI… PARA DE PAPO FURANDO E ACORDA PRA JESUS
LEMBRE DISSO QUE TE FALEI HJ
Vcs ainda nao perceberam que essa é a única maneira que Cristina tem para se manter na mídia? Pq trabalhar que é bom ,ela nao trabalha.Essa mania de ficar so criticando Lóssio ja cansou e por falar em Lóssio aconselho a ela ler neste blog uma reportagem sobre o secretario de acessibilidade que na primeira sessão da camara em 2009, no dia em que o prefeito foi fazer a prestação de contas dos 3 meses de governo, ela duvidou da capacidade de uma pessoa cega assumir determinada secretaria.Lembro-me bem que o assunto em pauta era a Sanepave e ele era a pessoa responsavel na época por causa do cançelamento do contrato.Eu estava lá, e as palavras usadas por ela foram essas…Ele mostrou a capacidade e a senhora vereadora quando vai justificar os votos que recebeu do povo de Petrolina?