Crime cai na RMR e sobe no Sertão

por Carlos Britto // 11 de fevereiro de 2009 às 09:17

Os números finais da violência em Pernambuco no ano passado, divulgados pela Agência Condepe/Fidem, mostram que a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata anotaram queda nas estatísiticas de crimes violentos letais intencionais (CVLI), no comparativo entre 2007 e 2008. No Agreste e Sertão, os índices de assassinatos cresceram no mesmo período analisado. Na RMR, os números do Recife e de Jaboatão dos Guararapes puxaram o resultado para baixo, com 115 execuções a menos no somatório dos dois municípios. A microrregião do Sertão de Itaparica, que concentra as cidades de Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, apresentou o maior crescimento da violência com um índice, em 2008, 79% maior do que o de 2007.

O total de crimes violentos letais intencionais (os CVLI correspondem à soma dos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidos de morte) de 2008 foi de 4.523, contra 4.592 em 2007. Em números absolutos, equivale a uma queda de 1,5%. Considerando o crescimento populacional de um ano para o outro, a taxa de homicídios no Estado apresentou um recuo de 2,5%, comparando o ano passado com 2007. Segundo as estatísticas divulgadas na semana passada, Pernambuco tem 10 cidades com mais de 100 mil habitantes e em seis o número de homicídios cresceu em 2008. São elas: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Olinda e Vitória de Santo Antão. No Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Paulista houve queda. Já em Petrolina o total se manteve.

Apesar da diminuição do número de CVLI no Recife e em Jaboatão, as maiores cidades de Pernambuco concentram as mais altas taxas de homicídios. Enquanto os municípios com menos de 20 mil habitantes possuem uma taxa média de 34,14 CVLIs para cada 100 mil habitantes, as 10 localidades com mais de 100 mil residentes apresentaram uma taxa média de 64,56. Vale destacar que a taxa de CVLI de Pernambuco em 2008 foi de 52,59 homicídios para cada 100 mil habitantes. No Sertão, que é dividido em seis microrregiões, além do Sertão de Itaparica, houve aumento da violência no Araripe, Moxotó e Pajeú.

Fonte: JC

Crime cai na RMR e sobe no Sertão

  1. adonias disse:

    olá Carlos esse assunto é de meu interesse, pois estou fazendo um TCC do curso de economia sobre o tema número de homicídios e desemprego na RMR. Você dispõe de dados sobre estes assuntos do ano 2005 a 2008.? por favor estou precisamdo. obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *