Crianças com microcefalia recebem assistência em segundo mutirão realizado pela UPAE de Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

O 2º Mutirão de Microcefalia promovido pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE)/Imip em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco foi realizado ontem (13). A iniciativa tem como objetivo ampliar a assistência às crianças com síndrome congênita do Zica (SCZ/microcefalia).

Foram oferecidos exames radiológicos e consultas diagnósticas com o ortopedista Epitácio Leite, do Recife. O profissional é referência em ortopedia pediátrica no país e é o responsável pelas cirurgias ortopédicas que estão sendo realizadas neste público. O médico também realiza a infusão de toxina botulínica para tratar a rigidez muscular das crianças com a doença.

O mutirão abrangeu toda a 4ª Macrorregião de Saúde.  A Unidade de Petrolina foi escolhida para sediar o evento por oferecer o espaço mais adequado às crianças e seus acompanhantes. Além disso, a UPAE já realizou um mutirão em 2016 e é a principal referência em reabilitação e estimulação precoce de crianças com microcefalia no sertão do estado.

Ao total, 33 crianças foram atendidas e todas saíram com os encaminhamentos necessários, inclusive com indicação de cirurgia e consultas marcadas com neuropediatras, entre outros especialistas. “O saldo foi muito positivo”, avaliou Dr. Epitácio ao final do mutirão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome