Criadores de animais de Parnamirim lamentam os prejuízos com a seca do Rio Brígida

por Carlos Britto // 18 de março de 2013 às 21:03

secaComo já não bastasse a seca prolongada, os moradores de Parnamirim, no Sertão do Estado, agora sofrem com a falta d’água no Rio Brígida. O apelo é feito pelo leitor Pablo Waldow Amaro, criador de animais na cidade. Em um desabafo enviado ao Blog, ele denuncia o fechamento parcial das comportas da Barragem do Chapéu, o que estaria beneficiando poucas pessoas com a água do local.

Ainda segundo Pablo, os criadores estão sendo obrigados a vender os animais porque não há dinheiro para a alimentação e nem para a compra da água.

Vejam:

“Olá! Meu nome é Pablo e sou presidente de uma associação de produtores do município de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco. Nós estamos cansados de esperar ações do Poder Público a respeito da situação do Rio Brígida, que está há mais de cinco meses sem água. O Governo do Estado, ou qualquer outra autoridade competente, fechou as comportas da Barragem do Chapéu, que mantém o rio perene, com uma alegação de que os peixes iriam morrer.

A barragem é um manancial público e nossa associação teve conhecimento de que ela não estaria totalmente fechada, mas beneficiando uma dúzia de pessoas. Nós, que já estamos há quase dois anos comprando a ração para os animais, não temos condições de comprar água para beber. Uma carrada de água de 8 mil litros, que não daria para uma semana, custa R$ 150.

O pior ainda de toda essa situação é que somos obrigados a nos desfazer da única fonte de renda: os próprios animais. Acabamos entregando o rebanho a boiadeiros inescrupulosos, que compram a troco de nada e com prazos de 90 a 180 dias para pagar.

Esta é a situação que estamos vivendo, ou ao menos um pequeno pedaço dela, já que para sentir é preciso ver pessoalmente a cena de dar dó. Não estamos pedindo ajuda do Governo ou algo do gênero, só queremos uma água que nos pertence e está sendo negada. Só queremos trabalhar e manter nossas famílias com dignidade, e não ter que mendigar nada ao Governo.”

Pablo Waldow Amaro/criador

Criadores de animais de Parnamirim lamentam os prejuízos com a seca do Rio Brígida

  1. Anônimo disse:

    Só espero que sejam atendidos porque isso é uma vergonha, ter que ficar se humilhando para esses políticos, enquanto que na época de eleições vivem atrás de eleitores prometendo mundos e fundos enquanto a única coisa que queremos é poder trabalhar em suas propriedades, ter água e programa de governo que apoie financeiramente os trabalhadores rurais. sandrely

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários